Gastronomia de Cunha é uma explosão de sabores e criatividade

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Dos pratos típicos caipiras à delicada culinária contemporânea, os restaurantes de Cunha surpreendem por suas criações inspiradoras, que atraem turistas de todos os cantos do país. Especialmente os provenientes de Paraty (RJ), que aproveitam a proximidade com a cidade paulista (cerca de uma hora de carro) para realizar um tour gastronômico no estilo “bate e volta”.  

Além dos restaurantes tradicionais, o destino conta com pizzarias, hamburguerias, cafeterias premium e bares, que criam um saboroso roteiro gastronômico que atende aos mais variados paladares.

Vários restaurantes se destacam por oferecer uma gastronomia ímpar e criativa. Um deles é o Restaurante D´Gnomo (12 – 99734-8869), especializado em uma culinária regional com pratos bem criativos, muitos deles premiados, como a Truta à Moda do Gnomo.

Localizado em um bosque repleto de árvores frutíferas, as refeições são servidas ao ar livre, o que torna a experiência gastronômica ainda mais inesquecível. Todas as cerâmicas nas quais são servidos os pratos são aquecidas, para manter a temperatura da comida. E elas são produzidas por alguns dos ateliês da cidade.

Mas por que Restaurante D´Gnomo? “Sou baixinho, gordinho, com cara de bolacha”, diverte-se o Chef Caio Ribeiro Penteado, que atende os clientes, vestido de gnomo, ao lado das simpáticas Michelle e Fabiana. A propriedade possui um redário, campo de lavandas e a Casa D´Gnomo, para as crianças se divertirem. 

Cozinha internacional 

O chef italiano Vito Consoli aterrissou em Cunha para apresentar suas criações à frente do restaurante Il Pumo (12 – 99674-1491), localizado em um imponente casarão em estilo colonial, no centro de Cunha.  

O Carbonara, um espaguete com guanciale crocante, molho de gema de ovos, pimenta do reino e parmesão ralado; e o Del Trullo, um fettuccine com linguiça artesanal, shitake orgânico e azeite, são algumas das especialidades da casa.

O chef produz ao vivo a famosa burrata, explicando todo o processo de produção do queijo, que no cardápio leva presunto cru italiano, azeitonas, tomate cereja e é finalizado com raspas de limão, azeite e manjericão.

Outras opções de entrada ficam para os antepastos, bruschettas, caprese, carpaccio e tábua de frios.

O conceito do Il Pumo é transmitir a originalidade da culinária Italiana, respeitando as tradições e os costumes, tanto na importância da escolha da matéria prima, quanto na arte de manipular os alimentos. O menu é listado com pratos clássicos, ingredientes frescos.  

A saída do chef de Puglia, no sul da Itália, para o Brasil, ocorreu para a produção de queijos, mas aproveitou sua experiência para inaugurar o restaurante.

Reale

No mesmo casarão colonial, ao lado do Il Pumo, funciona a cervejaria artesanal Reale (12 – 99740-8042), que possui diversos tipos rótulos diferenciados, além de hidromel suave.  

IPA, american portter, Apa de frutas vermelhas, Apa lavanda, belgan goldale e as Old nos sabores bálsamo, jequitibá e pinhão são alguns dos tipos de cerveja disponibilizados pela casa, além das opções de fabricação própria.

Para acompanhar a cerveja geladinha alguns petiscos são imperdíveis, como Frikadellen (bolinhas de carne bovina, suína e especiarias), Salsicha 4×1 (cervela, schublig, halbsbratwurst e calabresa).

O cardápio é focado em gastronomia alemã e as opções são pra lá de saborosas, como o Eisben Traseiro (joelho suíno defumado , cozido e assado), o Kassler (carré suíno levemente defumado e cozido) ou o Kalbsbratwurst (carne de vitela e suína tipo salsichão).

Casa Brasas & Breja

Bem no centrinho de Cunha, a Casa Brasas & Breja ( é uma opção para quem é amante do fast food, especialmente dos hambúrgueres. Mas além dos clássicos burgers, a casa tem em seu cardápio criações próprias, como as “crocanxinhas”, uma espécie de coxinha sem massa, produzida com frango desfiado empanado na farinha panko com catupiry.

Os hambúrgueres são feitos na parrilha e posteriormente servidos em pães brioches de fermentação natural. O Big Casa é um dos mais pedidos. Ele é feito com burger de 140g e acompanhado por queijo prato, bacon duplo, alface americano, tomate, picles de pepino da casa e mainese verde.

Os vegetarianos também tem à disposição o hamburguer “Mas nem Peixe?”, com hamburger de grão de bico empanado, queijo prato, alface americano, tomate, picles de cebola roxa e maionese verde. Tudo é servido em cerâmica, do prato do hambúrguer ate as cumbucas onde são servidas outras iguarias.

A Casa Brasas & Breja, idealizada pelo casal Bruna Monteiro, 27; e Eduardo Castro, 29, funciona em um charmoso lugar, bem decorado, e tem como “trilha musical” músicas rock/pop dos anos 80. O lugar é perfeito para um bate-papo com os amigos enquanto degusta-se os mais variados tipos de cervejas.  

- PUBLICIDADE -