Doria anuncia início imediato das obras do monotrilho do Aeroporto de Guarulhos

Foto: Aeroporto de Guarulhos

O governador João Doria anunciou nesta terça-feira (22) o início imediato das obras do monotrilho do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com conclusão prevista para 2024. A conexão será pela Linha 13-Jade da CPTM e o sistema interligará trem e metrô aos Terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, o maior da América do Sul.

“Este é um trabalho em conjunto da GRU Airport, do Governo Federal e do Governo de São Paulo, somando forças e também com o aval na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde o início foi assim que nós conduzimos o processo, inclusive com a fiscalização do Tribunal de Contas da União”, disse Doria.

“Essa é mais uma importante etapa de grande relevância para ampliar nossos serviços na rede metroferroviária, contribuindo muito para conectar os passageiros com um serviço de qualidade, que estará pronto o mais rápido possível”, diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Com investimento privado estimado de R?272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto de mobilidade é um esforço conjunto do Governo de São Paulo e do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

“Ao longo desses últimos dois anos, fui procurado pelo então secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, para dizer que o Governador João Doria estava querendo disponibilizar para São Paulo um sonho antigo, o de ter uma ligação rápida, confortável e atraente entre os terminais do aeroporto de Guarulhos e a CPTM. É uma obra interessantíssima e que foi auditada pelo TCU. Fizemos uma série de exigências que a concessionária cumpriu até o último instante, quando foi aprovada há três semanas por unanimidade”, disse Vital do Rêgo, Ministro do Tribunal de Contas da União.

Serão 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que podem ser percorridas em apenas seis minutos. Os trens são automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade de transportar até quatro mil pessoas por hora. Para o conforto dos passageiros, os veículos são acessíveis e equipados com ar condicionado, WiFi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.

O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia. O trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

- PUBLICIDADE -