Procon Guarulhos alerta para abordagem irregular de pessoas por clínicas odontológicas

Imagem: Divulgação/PMG

O Procon Guarulhos alerta a população para a prática irregular de aliciamento de clientes por parte das clínicas odontológicas Doutor Sorriso e Centro Odontológico Doutor Sorriso Mais. O órgão tem acompanhado consumidores que foram prejudicados nas últimas semanas e constatou que as vítimas são, em sua maioria, idosos. A prática consiste na abordagem em via pública para a captação predatória de pessoas com o objetivo de imputar-lhes os serviços oferecidos pelas clínicas.

O órgão de proteção e defesa do consumidor guarulhense lavrou autos de constatação e expediu ofícios para a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsáveis pela fiscalização de alvarás de funcionamento. Os consumidores que foram prejudicados já tiveram sua situação resolvida.

Uma das irregularidades constatadas foi o caso de um consumidor de 87 anos pego pelo braço por um funcionário de uma das clínicas e obrigado a ativar o cartão de crédito para o pagamento do tratamento dentário. Para isso, o funcionário o acompanhou a uma loja de varejo na região central, na qual o consumidor teve que realizar uma compra.

Outra consumidora também foi prejudicada pela má prestação de serviço. Após um procedimento dentário, sua língua foi cortada e ela perdeu o movimento muscular.

“A prática de aliciar clientes nas calçadas em frente às clínicas é considerada infração prevista no Código de Ética Odontológica, além de ser uma prática abusiva em desconformidade com a Lei Consumerista. Geralmente os consumidores muito vulneráveis em virtude da idade costumam realizar o pagamento do tratamento por meio do cartão de crédito comercializado pela própria clínica em parceria com as instituições financeiras. Isso induz a pessoa ao erro, já que ela acredita estar celebrando o contrato de pagamento direto com as clínicas. Estamos de olho nessa prática e agiremos energicamente”, explica a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.

A coordenadoria tem observado um aumento demasiado de reclamações contra clínicas odontológicas em relação à falha na prestação de serviços. Entre as principais reclamações estão a extração desnecessária de dentes, a confecção de próteses pintadas e fora dos padrões de estética, dentes tortos, queda de restauração devido ao uso de material de má qualidade, implantes inadequados, contratação de financiamento bancário e de cartão de crédito de maneira dissimulada no interior das clínicas, além de recusa de cancelamento dos contratos e a já citada abordagem em vias públicas.

O Procon ressalta que pessoas prejudicadas por essas práticas devem procurar uma de suas unidades para orientação e formalização da reclamação.

Serviço

Disque-Denúncia: telefone 151

Procon Digital: procon.guarulhos.sp.gov.br

As unidades do Procon atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes locais:

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: 2484-1070.

- PUBLICIDADE -