Mutirão do programa Estagiando mobiliza 163 jovens

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

Um público de 163 estudantes do ensino médio, técnico e superior participou nesta quinta-feira (17) da quarta edição do mutirão do projeto Estagiando na sede da Subsecretaria da Juventude. Deste total, 116 estudantes foram encaminhados para entrevistas finais de estágios remunerados. A ação da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com as empresas CEG Conecta e Instituto IGEduc, é voltada a jovens entre 16 a 29 anos.

“É importante que o jovem valorize essa primeira oportunidade de estágio e não menospreze esse começo, que pode transformar a vida deles, da família e possibilitar uma carreira profissional. Tenho um conhecido que entrou numa firma de Guarulhos como estagiário e hoje, após oito anos, ele é um dos gerentes da empresa”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Souza.

O programa, segundo o gestor, possibilita o conhecimento de várias áreas de atuação e uma carreira profissional. “Estamos nos empenhando para alcançar mais jovens por meio desses mutirões de estágio para que eles se capacitem para o mercado de trabalho”, completou Souza.

Dinâmicas

Durante o evento os jovens participaram de dinâmicas de entrevistas para checar se estão em conformidade com os perfis das vagas de estágio oferecidas (recepção, auxiliar administrativo, auxiliar de óticas, atendente de restaurante, atendente de lanchonete, telemarketing e auxiliar de loja). Aqueles que não foram encaminhados passaram a fazer parte do cadastro das empresas parceiras para futuros encaminhamentos.

Enquanto aguardava sua vez para a dinâmica, a guarulhense Marcela Cristini Rodrigues de Oliveira, 18 anos, contou que desde o início do ano procura estágio. “Nunca trabalhei e concluí em 2021 o ensino médio. Já mandei currículos por aplicativos, mas não consegui nada. Vi no Instagram a divulgação do Estagiando e gostaria de atuar na área administrativa porque tem a ver com meu curso de tecnólogo em recursos humanos”, disse Marcela, que obteve bolsa de 100% na graduação por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Já a moradora da Cidade Satélite Industrial de Cumbica, Thais dos Santos, foi encaminhada à entrevista final de estágio de telemarketing. “Achei bem legal a iniciativa da Prefeitura de ajudar jovens porque não temos experiência profissional e é muito difícil conseguir uma colocação. Desde o ano passado estou procurando meu primeiro emprego”, revelou a estudante de 18 anos que cursa técnico em mecatrônica no Senai Roberto Simonsen.

Com o ensino médio concluído em 2017 e atualmente matriculada no sexto semestre do curso superior de contabilidade, Daiane Costa Oliveira, 21 anos, vive com a mãe e uma irmã no Parque das Nações, região do Pimentas. A participante do programa foi encaminhada à entrevista de estágio de auxiliar administrativo. “Gostei muito de todo o processo. É muito prático, organizado e aumenta a chance de achar uma colocação”, disse Daiane.

A Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, localiza-se na rua Guarulhos, 22, Gopoúva.

- PUBLICIDADE -