Prefeitura lança o projeto Vota Juventude em escola da Vila São Rafael

Com objetivo de incentivar os jovens do ensino médio a praticarem a cidadania por meio do voto e estimulá-los a providenciar o título de eleitor para a próxima eleição, a Prefeitura de Guarulhos lançou nesta segunda-feira (28) o projeto-piloto Vota Juventude na Escola Estadual Coronel Ary Gomes, na Vila São Rafael. Oitenta e sete alunos do ensino médio participaram da ação desenvolvida pela Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.

“O projeto nasceu com o desejo de dar protagonismo aos jovens. Muitos não tiram o título de eleitor mesmo após os 18 anos, o que, além de atrapalhar a vida por não terem sua documentação completa, faz com que deixem de participar da construção de uma nova sociedade e de serem agentes da transformação exercendo a cidadania por meio do voto”, disse o subsecretário Cesar Souza.

Para Souza, é importante que os alunos conheçam o papel da juventude no passado do país. “Ao longo da nossa história os jovens contribuíram para grandes mudanças indo às ruas protestar, com boas ideias na área tecnológica, entre tantas outras ações. O objetivo é incentivá-los a tirar o título para que ajudem a escolher bons candidatos e contribuam para termos uma renovação na sociedade”, concluiu.

A iniciativa incluiu palestra sobre a importância do voto, consequências de não votar e uma dinâmica que simulou um pleito com urna eletrônica obtida de um cartório eleitoral e candidatos fictícios. Está prevista a ida de uma equipe do cartório eleitoral à escola para a emissão do título de eleitor dos jovens.

De acordo com a legislação, os jovens com 16 anos completos podem tirar o título de eleitor no cartório eleitoral e também pela internet. O prazo para obter o documento para votar na eleição deste ano vai até o dia 4 de maio.

- PUBLICIDADE -