Participantes do Clube do Livro encerram leitura com discussão e atividade com argila

Imagem: Marcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

Os alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) que participam do Clube do Livro Online se reuniram nesta quinta-feira (31) na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão para ler e discutir o último capítulo do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Como forma de homenagear a autora, os integrantes realizaram uma atividade com argila em que puderam se expressar sobre as impressões que tiveram da obra.

“Estamos promovendo diversas ações e prestando serviços a diversos segmentos da população. Aprendemos muito com nossos professores, que têm olhar e coração especiais para desenvolver o trabalho com as pessoas com deficiência”, disse o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido.

Já o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, lembrou que Guarulhos é um dos seis municípios paulistas que possuem uma pasta voltada à garantia dos direitos das pessoas. “São poucas cidades no Estado que têm uma secretaria como a nossa, que abraça várias causas. Nosso trabalho é o de promover a inclusão e ajudar o ser humano para que ele siga caminhando”, afirmou Mazloum, que homenageou com uma medalha o agente de leitura da Secretaria de Cultura Gustavo Albertão pela divulgação dos áudios com a leitura dos capítulos da obra para os alunos.

Desde o ano passado Francisco Reginaldo dos Santos, de 57 anos, integra o Clube do Livro. Casado, pai de um filho e padrasto de dois enteados, ele tem baixa visão há três anos. “Gosto muito de participar do grupo. A gente se identifica porque temos as mesmas dificuldades e neste espaço conseguimos construir e deixar de lado o que não nos agrega”, disse Santos, proprietário de uma banca que vende bananas no Jardim São João, onde vive.

A leitura finalizada pela turma retrata a vida de uma mulher que morava em uma favela paulistana e a dificuldade para criar e alimentar os filhos. “Este livro me deu ânimo para enfrentar a vida. Perdi o medo de ser feliz. Precisamos continuar refletindo com as lições do livro: o respeito, a ética e a moralidade”, destacou Santos.

O Clube do Livro funciona com encontros online semanais às quintas-feiras em que é discutido o capítulo enviado anteriormente por áudio, feito por um agente de leitura. Interessados em participar do grupo podem se inscrever pelo telefone (11) 2414-3685.

- PUBLICIDADE -