Eniac traz para Guarulhos maior programa de inovação para empresas do Brasil

Foto: Divulgação/Eniac

O Centro Universitário Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia – traz para Guarulhos o maior programa de inovação para empresas do Brasil. O evento de lançamento acontece na próxima sexta-feira (8). Em parceria firmada com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o centro universitário colocará em funcionamento seu HUB de Inovação, criado recentemente para unir academia, empresas e mercado em um ecossistema que fomente soluções para as necessidades do ambiente de negócios da região. 

Com o programa de inovação aberta LinkLab, a Acate acumula relevantes resultados no estado de Santa Catarina. Neste formato, tudo é feito de forma a compartilhar aprendizados, somando recursos internos e externos das empresas, potencializando os resultados das empresas. Com isso, a inovação é acelerada, dando oportunidade para startups conhecerem com profundidade as dores e particularidades de seus mercados.

“A criação do nosso HUB de Inovação aconteceu para atender a demandas dos empresários. Com o Conselho Empresarial de Guarulhos e Região (Cegru) percebemos melhor a necessidade que o setor produtivo tem de inovar em seus processos e gerar mais negócios”, explica o vice-reitor do Eniac, Pedro Guérios. “Buscamos no mercado um parceiro que já tivesse um histórico positivo no desenvolvimento de melhorias e inovação e encontramos a Acate, com quem acordamos para estabelecer um polo da associação aqui em Guarulhos”.

Para o coordenador do HUB de Inovação Eniac, Washington Lemos, os ganhos da parceria entre o Eniac e a Acate são vários. “Além de criarmos um ecossistema de inovação, no qual toda empresa interessada ficará conectada, teremos ganhos indiretos que é a aproximação dos estudantes a esse ambiente. A consequência natural é um ambiente mais inovador por parte das empresas e mais qualificado por parte de seus futuros profissionais”, afirma.

Como funciona?

De forma bastante resumida, o LinkLab é uma rede de inovação aberta que conecta empresas que buscam resolver problemas internos com startups que podem ajudar a vencer esses desafios.

Segundo o diretor de Inovação e Novos Negócios da Acate, Silvio Kotujansky, os maiores desafios no processo de inovação aberta – como a cultura interna, a falta de sincronismo entre planejamento corporativo e de inovação ou a dificuldade em se encontrar as startups certas – só são minimizados com a conexão a um ecossistema de inovação sólido e um programa maduro de inovação aberta como o LinkLab. “É preciso criar mais centros de inovação para que a troca de boas práticas aconteça”, afirmou, em evento do Cegru, no Eniac.

A Acate possui dez polos regionais espalhados por Santa Catarina, além de seis centros de inovação, sendo dois deles na região oeste do estado. E é exatamente isso o que o Eniac pretende criar em Guarulhos com a parceria firmada. “Com o Cegru nós já estamos ouvindo as dores que os empresários sentem no dia a dia. Agora, com o LinkLab e o nosso HUB de Inovação Eniac, vamos aproximar as startups desse setor produtivo. Todos ganham, inclusive nossos alunos”, pondera o mantenedor do Eniac, Ruy Guérios.

Ainda de acordo com Kotujansky, a jornada de inovação aberta proposta pelo LinkLab – e que está disponível em Guarulhos via Eniac – obedece ao seguinte cronograma: Inscrição da empresa interessada e reunião inicial com sua equipe de inovação; Mapeamento da Cultura de Inovação da empresa, gerando um diagnóstico e um  plano de inovação; mapeamento dos desafios; prospecção de startups aderentes aos desafios; rodada de pitches; escolha da startup e início do projeto de inovação; acompanhamento do projeto até o final, além de muitos eventos de trocas de boas práticas, conteúdos e aculturamento em inovação.

Como se inscrever e saber mais?

Para marcar o lançamento da parceria entre o Eniac e a Acate, um evento aberto ao público acontece na próxima sexta-feira (8), no campus do centro universitário, em Guarulhos. O professor Ruy Guérios fará a abertura, seguido de Silvio Kotujansky. Haverá, ainda, um painel sobre Cultura de Inovação e a apresentação, de forma remota e em tempo real, dos cases corporativos das empresas Schulz e Unimed.

No final, os participantes poderão tirar dúvidas com os mediadores. Para estar no evento, basta entrar em contato com Washington Lemos, coordenador do HUB de Inovação Eniac, por meio do telefone (24) 99249-9908 ou do e-mail [email protected]

As empresas interessadas em participar do processo de inovação podem se inscrever diretamente NESTE LINK.

Serviço

Lançamento do Linklab ENIAC – ACATE

Sexta-feira, 8/04, às 11h (evento híbrido e gratuito)

Local: ENIAC – Rua Força Pública, 89 – Centro, Guarulhos (SP)

Informações e inscrições: LINK

Ou com Washington Lemos: (24) 99249-9908 ou [email protected].

- PUBLICIDADE -