Linha 9-Esmeralda celebra o cabelo afro com exposição ‘Qual o pente que te penteia’

Foto: Juh Almeida
- PUBLICIDADE -

A linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos exibe a mostra fotográfica “Qual o pente que te penteia”, da fotógrafa Juh Almeida. Este trabalho traz ao público a força da identidade e a importância do cabelo para a população negra.

A exposição, realizada em parceria com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, integra as ações de sustentabilidade da empresa.

No mezanino da estação, estarão dez painéis em acrílico, exibindo vinte fotografias de cabelos afros, tranças nagôs, que se iniciam rente à raiz, e box braids, um tipo de trança que junta fios de fibra sintética aos fios naturais, dando um aspecto de cabelo longo, porém trançado.

“Qual o pente que te penteia” é uma junção de retratos do acervo pessoal da cineasta Juh Almeida, que trazem à luz um movimento de celebração da estética brasileira. A artista pontua que a mostra busca: “investigar a construção da identidade negra atrelada ao cabelo, como transmissão e preservação de valores ancestrais, geracionais e de afeto.”

Em relação à exibição, Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária, comenta: “promovemos tanto artistas, quanto temáticas de matriz africana nas estações da Linha 9-Esmeralda para reafirmar nosso compromisso com uma educação antirracista e inclusiva para todos.”

Serviço: Exposição “Qual o pente que te penteia”.

Exposição: de 05 de abril a 02 de maio de 2022 — Estação Ceasa, linha 9-Esmeralda.


- PUBLICIDADE -