Maionese: como preparar o molho perfeito para o churrasco, sanduíche ou receitas

Foto: Shutterstock
- PUBLICIDADE -

A maionese é aquele complemento perfeito para preparar em um dia de churrasco ou mesmo para incrementar outros pratos, como o salpicão, o hambúrguer e diversas pastas. Mas você realmente conhece todos os cuidados que esse alimento requer? Sabia que para prepará-la, você não pode utilizar ingredientes quentes ou frios? Pensando em te ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas, o TudoGostoso desenvolveu um guia explicando quais são os males que a maionese malfeita pode ocasionar, como recuperar uma maionese que desandou e ainda confira como preparar a maionese caseira, temperada, vegana e até para o churrasco do final de semana.

Do que é feito a maionese?

Os ingredientes básicos da maionese são ovo, limão e sal. Para ter uma maionese de qualidade, ela precisa ser bem preparada.

É perigoso fazer maionese caseira?

Quando comparada com a maionese industrializada, a versão caseira é considerada mais perigosa. Isso porque ela é composta por ingredientes que podem proliferar bactérias. Outra atenção necessária é para a armazenagem do produto, já que ele deve ser mantido longe do calor.

Quais os males que a maionese pode causar?

maionese não deve ser considerada a vilã da alimentação, mas ela, como qualquer outro alimento, pode provocar alguns problemas de saúde, quando consumida em excesso. Entre esses males, podemos destacar: a alta concentração de sal, que é um fator de risco para problemas no coração, e a alta porcentagem calórica, que é um sinal de alerta para quem está realizando algum tipo de dieta.

É perigoso fazer maionese com ovo cru?

Sim, pois aumentam os riscos de você comer um ovo contaminado com bactérias do tipo Salmonella. Se for utilizar ovo em sua receita de maionese, dê preferência pela versão cozida.

Como faço quando a maionese desanda?

Se a maionese começou a desandar, você ainda pode salvá-la. Para isso, existem alguns truques culinários que podem te ajudar. Dependendo da causa, você pode testar cada uma dessas dicas de cozinha. O primeiro é adicionar um ovo a mais em sua receita. Outra solução é acrescentar uma colher (de sopa) de leite no liquidificador até criar uma espuma. Bata todos os ingredientes e espere a maionese adquirir a textura ideal.

Existem algumas razões para a maionese ter desandado, entre elas: ter utilizado ingredientes muito frios ou muito quentes, já que o ideal é usar apenas materiais na temperatura ambiente; manipular itens de baixa qualidade e o excesso de azeite ou de gordura na preparação.

Onde guardar maionese caseira?

maionese deve ser mantida dentro da geladeira por até 3 dias. Para armazená-la da forma adequada, coloque a maionese em um pote de vidro e tampe com um papel filme plástico.© Shutterstock Maionese: uma pessoa mexendo com uma colher em um pote de vidro com maionese

Cuidados para a maionese não estragar

Para não correr risco de a sua maionese estragar, você pode seguir as seguintes recomendações: dê preferência por cozinhar e consumir a maionese no mesmo dia; evite misturar alimentos que possam estragar muito rápido; faça a quantidade que será consumida naquele momento, para evitar sobras; sirva aos poucos e deixe o restante da maionese dentro da geladeira; mantenha-a longe do calor. Com esses cuidados, você evita problemas com a maionese.

Como fazer maionese

Agora que você já sabe sobre alguns dos cuidados essenciais sobre a maionese, chegou a hora de aprender como prepará-la. Confira!

Simples

Não tem muito segredo para preparar a maionese tradicional. Você só precisa seguir as recomendações de armazenamento já explicados. Para começar, separe esses ingredientes da receita de maionese. Depois, leve as cenouras, a vagem e as batatas para cozinhar e pique tudo em cubos. Em uma tigela grande, misture o cheiro verde, o salsão, a ervilha, o milho e os legumes. Tempere tudo com pimenta, orégano, sal, azeite e limão. Misture novamente e pronto!

Vegana

Se você tem uma alimentação vegana, sabia que existem diversas receitas de maionese vegana que levam alimentos como abacate, inhame, grão de bico e outros? Essas são versões saudáveis e fáceis de preparar. A maionese de abacate, por exemplo, é uma opção supersaborosa. Para prepará-la, confira os ingredientes desse prato. Bata todos os itens no liquidificador e pronto!

Sem ovo

Você está sem ovo em casa? Não se desespere! Existem algumas versões de maionese caseira que não levam ovo. Confira quais são os ingredientes necessários para fazer uma receita de maionese sem ovo.

Com legumes

Para quem prefere por uma maionese menos calórica, uma opção é preparar a maionese com legumes. Você pode separar os itens dessa receita. Para isso, comece cortando os legumes em cubos. Após essa etapa, coloque-os em uma panela de pressão e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Cozinhe os ovos em outra panela e descasque-os. Depois que os legumes estiverem cozidos, deixe-os esfriar sem a água. Pegue uma tigela, misture o tempero pronto, a salsinha, a pimenta, o sal, o azeite, o limão, o alho e a cebola. Acrescente os legumes cozidos, as azeitonas, o milho, a ervilha e a maçã. Misture tudo. Adicione a maionese e o creme de leite. Coloque mais um pouco de maionese e salpique queijo ralado.

A maionese também combina com o salpicão de legumes. Ela é ideal para os vegetarianos, além de ser deliciosa. Para quem deseja prepará-la, ela fica pronta em 20 minutos.

Temperada

Existem algumas versões de maionese temperada que fazem toda a diferença nos seus pratos, como a de bacon e a maionese verde! Confira os ingredientes para fazer a maionese verde e como prepará-la.

De liquidificador

Está com pouco tempo e precisa deixar a maionese pronta? A receita de maionese de liquidificador pode ser ideal para quem tem pressa! Confira e separe esses ingredientes. Após isso, coloque os 3 ovos no liquidificador. Pegue um copo ou tigela e esprema o limão. Depois, acrescente o sal. Misture bem e coloque a mistura dentro do liquidificador com um ovo. Bata todos os ingredientes em potência baixa. Acrescente aos poucos um fio de óleo. Lembre-se, quanto mais óleo você colocar mais cremoso a maionese ficará.

De batata

Para quem gosta de batata, existe uma versão de maionese que leva batatas. Para isso, você precisa separar todos os itens dessa receita. Comece, então, descascando e cortando todas as batatas e as cenouras em quadrados. Cozinhe cada legume em uma panela com água e sal. Depois de cozidas, deixe-as esfriarem. Pegue uma tigela e acrescente a maionese, a cebola, a mostarda Dijon, o sal, o cheiro verde, as azeitonas picadas e o azeite. Depois, adicione as batatas e as cenouras. Deixe esfriar dentro da geladeira. Em seguida, ela estará pronta para consumo.

Para churrasco

Se você está preparando um churrasco barato e não sabe qual é o melhor acompanhamento, sabia que é possível preparar uma pasta de alho com maionese ou até mesmo uma salada de maionese? Essas são duas opções possíveis de serem preparadas em casa e sem gastar muito! Ficou com água na boca? Veja como fazer a maionese de legumes para churrasco.

Para sanduíche

Quando o assunto é sanduíche, todo mundo logo pensa no recheio, certo? Existem aqueles que preferem colocar requeijão no pão, outros dão preferência por manteiga e, claro, a maionese não fica de fora. Se você optar pelo requeijão, aprenda como fazer esse acompanhamento  com uma receita rápida e barata. Agora, se você optar pela maionese caseira de lanchonete, você vai precisar ter os seguintes ingredientes: sal, 2 ovos inteiros, salsinha e cebolinha picadas, suco de limão, mostarda, pimenta-do-reino, tempero de ervas finas e óleo de soja. Confira como preparar a maionese temperada caseira para sanduíche que promete te surpreender.

- PUBLICIDADE -