EDP abre ponto para descarte de lâmpadas usadas no Jardim Maia

Foto: Reprodução/Tenda Atacado
- PUBLICIDADE -

A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, em parceria com a Reciclus, disponibilizou 11 pontos para o descarte correto de lâmpadas usadas. Os postos de recolhimento estão disponíveis dentro das agências de atendimento presencial, nas cidades de Guarulhos (Jardim Maia), Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Jacareí, Lorena, Cruzeiro, Pindamonhangaba, São José dos Campos, e Taubaté.

Além de São Paulo, a concessionária disponibilizou outros 11 pontos de descarte em suas agências do Espírito Santo. A expectativa é recolher aproximadamente 17.600 lâmpadas tubulares e 52.800 lâmpadas compactas até o final do ano nos dois estados. Saiba mais sobre o programa pelo site: https://brasil.edp.com/pt-br/reciclus.   

É de extrema importância que o descarte e destinação de lâmpadas queimadas, seja realizado da forma correta, as lâmpadas fluorescentes, por exemplo, possuem substâncias nocivas para o meio-ambiente e para a saúde, como o mercúrio. Por isso, descarta-las junto ao lixo comum é um grande risco, que pode ser evitado, por meio da busca da população por pontos adequados de descarte.

“A destinação correta de lâmpadas em parceria com a Reciclus é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da companhia para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente”, afirmou Dominic Schmal, gestor da EDP. 

A coleta de lâmpadas usadas também está alinhada às metas e compromissos assumidos pela EDP frente ao gerenciamento de resíduos relacionados à cadeia de valor do setor elétrico, e busca atender a uma solicitação realizada pelos próprios clientes da empresa. Com a adesão da população ao programa, a EDP espera contribuir positivamente para a implementação de mais uma iniciativa de Logística Reversa e Economia Circular no país, contribuindo para um futuro melhor do planeta e sendo um agente efetivo para promoção de ações sustentáveis relacionadas à gestão de resíduos.

Sobre a Reciclus

A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 106 empresas associadas, que financiam o programa, e 3.188 pontos de coleta em 710 municípios de todo o país. Desde 2017, já coletou mais de 20 milhões de lâmpadas. Os coletores são oferecidos sem custo pela própria associação, que é responsável pela operação de coleta e destinação final dos resíduos.

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

Confira as 11 agências que possuem os coletores para descarte correto das lâmpadas: 

CruzeiroRua Dr. Othon Barcellos, 535 – Centro, Cruzeiro
Guarulhos (Jardim Maia)Av. Paulo Faccini, 1527 – Jardim Maia
ItaquaquecetubaRod. Alberto Hinoto, 1459 – Vila Zeferina
Ferraz de VasconcelosAv. Brasil, 915 – Sítio Paredão
JacareíRua Bernardino de Campos, 158 – Centro
LorenaRua Duque de Caxias, 214 – Centro
Mogi das CruzesAvenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, 966 – Centro
PindamonhangabaRua Dr. Gustavo de Godoy, 159 – Centro
São José dos CamposRua Andorra, 500 – Jardim América (Shopping Oriente)
SuzanoRua Presidente Getúlio Vargas, 171 – Jardim Santa Helena
TaubatéRua Santos Dumont, 55 – Bairro Monção
- PUBLICIDADE -