Projeto gratuito do Eniac atrai jovens de Guarulhos

Foto: Divulgação/Eniac
- PUBLICIDADE -

O Eniac, instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior, segue com inscrições abertas para o projeto Ensino Médio para Todos, programa gratuito que tem o objetivo de oferecer a possibilidade de conclusão do Ensino Médio em até três semestres para jovens com mais de 18 anos e, assim, deixar esses jovens aptos a ingressar em cursos técnicos ou superiores para direcionar a carreira. O curso é gratuito para jovens adultos e as inscrições podem ser feitas neste link.

Carlito Santos Silva acompanhou o filho Leonardo Oliveira na visita à sede do Eniac. “Tive a oportunidade de trazer o meu filho, que precisa concluir os estudos, e estou muito contente. É disso que ele estava precisando”. A família é do Jardim Tremembé, na zona norte da Capital. Léo parou os estudos no segundo ano do Ensino Médio. Agora, participando do projeto do ENIAC, vai estar com o diploma na mão em apenas seis meses. Tudo de graça.

A situação de Léo é frequente no País. Uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pela consultoria IDados mostra que cerca de 12,3 milhões de jovens brasileiros de 18 a 29 anos estão sem estudar ou trabalhar. É a chamada geração “nem-nem” (nem estuda, nem trabalha). Isso corresponde a 30% da população nessa faixa etária, época da vida em que a maioria das pessoas conclui a formação básica e dá os primeiros passos na carreira profissional.

“Estes jovens precisam de apoio para voltar a sonhar em trabalhar e trilhar uma carreira. Por isso, criamos este projeto para possibilitar que alunos com mais de 18 anos, de Guarulhos e região, concluam gratuitamente seus estudos no Ensino Médio”, conta o mantenedor do Eniac, professor Ruy Guérios.

As aulas acontecem no formato híbrido (online e presencial), utilizando a estrutura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Eniac, além da já reconhecida excelência presente na capacitação técnica e tecnológica da instituição. Cada ano do Ensino Médio poderá ser concluído em apenas seis meses. Ou seja, se o aluno finalizou apenas o primeiro ano e tem pendente o segundo e terceiro anos, poderá ter seu diploma de conclusão até o fim de 2022.

O professor Ruy explica que o “Ensino Médio para Todos” consiste em um curso intensivo e prático que garantirá aos alunos a oportunidade de adquirirem competências básicas de matemática, comunicação, ciência e tecnologia. “Além da formação clássica exigida pelo Ministério da Educação, estes jovens poderão se capacitar em empreendedorismo. O programa é um caminho para geração de renda e emprego, queira o aluno investir em uma carreira corporativa ou ter seu próprio negócio”, destaca.

Desde janeiro 744 estudantes já se matricularam no programa.

Serviço

Ensino Médio para Todos

Informações e inscrições: LINK

Ou presencialmente no ENIAC – Rua Força Pública, 89 – Centro, Guarulhos (SP)

SOBRE O ENIAC

Fundado em 1985 como escola técnica profissionalizante de Informática, o Eniac é um Centro Universitário que tem como DNA utilizar a inovação tecnológica e educacional a serviço da aprendizagem prática e que permite ao aluno crescer profissionalmente e ascender socialmente. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea. Em 2016 foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário. Desde 2005 é a 1ª colocada no MEC em Guarulhos e Região do Alto Tietê.

Em 2016 credenciou o Centro de Inovação da cidade de Guarulhos e, em 2017, criou a incubadora de startups de Guarulhos. Em 2019 criou um ecossistema de inovação, trazendo a Planta de Indústria 4.0, automatizada da Alemanha, e organizou os Cursos Duais de aprendizagem junto às principais empresas do Brasil.O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Firma parcerias com os principais grupos de tecnologia e se torna case de aplicação na educação da Google, da Amazon Web Services (AWS), da Microsoft, Hubspot e IBM, entre outras, consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 500 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas e de acompanhamento escolar e profissional.

- PUBLICIDADE -