Escolas Técnicas promovem atividades durante a Semana Paulo Freire

Foto: Governo do Estado de SP
- PUBLICIDADE -

Maio é o mês em que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) organizam uma programação especial em homenagem a Paulo Freire. O patrono da educação brasileira será lembrado por meio de palestras, debates, vídeos e exposições. Os eventos são uma forma de promover discussões e disseminar conhecimento sobre a obra e o legado do filósofo pernambucano. A realização das atividades está prevista na lei estadual 10.098, de 26 de novembro de 1998.

A Etec Comendador João Rays, de Barra Bonita, terá uma exposição com caricaturas feitas por alunos, obras e trechos de documentários sobre Paulo Freire. A mostra será realizada na biblioteca da unidade, até sexta-feira (6), com curadoria da professora Carla Paggiaro, responsável pelo programa Biblioteca Ativa, juntamente com o grêmio estudantil. “Os integrantes do grêmio ficaram responsáveis pelas redes sociais da unidade, produção de conteúdo sobre Paulo Freire e organização da exposição.” afirma Carla.

Na Etec Orlando Quagliato, de Santa Cruz do Rio Pardo, os alunos vão promover, entre os dias 9 e 12 de maio, uma mostra de arte com obras da artista naïf Fátima Camargo. Segundo Haidê Augusta da Rosa, bibliotecária da unidade e organizadora da mostra, o objetivo é apresentar à comunidade escolar a obra de uma artista que nasceu na cidade. “Percebi que poucas pessoas conheciam as criações dessa artista santa-cruzense, reconhecida internacionalmente”, afirma. “Neste projeto, o objetivo é fazer uma conexão entre educação e a arte em Paulo Freire.“

Muitas atividades promovidas pelas Etecs são abertas à comunidade e os detalhes podem ser encontrados pelas redes sociais de cada unidade.

Biografia

Nascido em Recife, no Estado de Pernambuco, em 19 de setembro de 1921, Paulo Freire é conhecido em todo mundo pela sua contribuição na área da Educação. Na década de 1960, criou um método de alfabetização para adultos utilizado em vários países. Estando entre os brasileiros mais homenageados da história, ele recebeu o título de doutor Honoris Causa em 29 universidades espalhadas pelo mundo. Em 1986, Paulo Freire ganhou o prêmio Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Publicou obras como a Pedagogia do Oprimido, que propõe uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade. O livro influenciou a filosofia educacional da pedagogia crítica.

Veja aqui o cronograma das ações promovidas pelas Etecs. Em várias unidades, o público externo também está convidado a participar das atividades. As Etecs aparecem por ordem alfabética de município.

- PUBLICIDADE -