Estudantes e professores da rede municipal iniciam formação para participar de competição de robótica

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

No último sábado (30) estudantes e professores da rede municipal de ensino receberam a primeira formação conjunta para participar da etapa estadual da FIRA Brasil, um grande evento de robótica em nível nacional. Em três encontros anteriores os professores já haviam iniciado a formação, que agora se estendeu aos alunos. A Etapa São Paulo acontecerá em Guarulhos durante os dias 10 e 11 de agosto, no Centro Universitário de Excelência Eniac.

O objetivo da ação, além de promover a interação entre crianças de escolas públicas e privadas, é despertar a criatividade e a inovação nesse público, como ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos, Marcos Aurélio Fernandes Garcia. “A transformação da nossa cidade, em termos tecnológicos, impreterivelmente passa por estimular os jovens nesses temas. Cada vez mais é importante plantar essa semente e realizar ações do tipo”, comentou.

Quatro equipes, formadas por professores e alunos das EPGs Inez Rizzatto Rodrigues, Jorge Amado, Manuel Bandeira e Padre João Alvares, terão a oportunidade de participar de forma gratuita da competição, que deve contar com equipes de escolas particulares de todo o Estado. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação, a SDCETI e o Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (Citig).

Para a coordenadora de Programas Educacionais da Pasta de Educação, Paula Teixeira Araujo, ficou nítido já na primeira atividade o impacto que essa ação tem nas crianças da rede pública. “Elas ficaram encantadas com a estrutura, os equipamentos, os materiais disponíveis no Citig e muito felizes com os passos que deram, construindo seus primeiros projetos”, comentou.

Além disso, Sebastião Garcia, diretor do Citig, ressalta que ações como essa exaltam a importância desse centro de inovação na cidade. “O Citig, que já apoia ações como o Experimenta e a Semana do Conhecimento, entende que essa é uma ação importante para a cidade e que o estímulo a temas como a robótica deve começar desde muito cedo e atender todos os tipos de públicos”, reforçou. 

Para mais informações sobre essa etapa e os demais eventos da FIRA, basta acessar o site https://www.firabrasil.com/.

- PUBLICIDADE -