Programa Mais Futuro oferece aula de balé para jovens nos espaços educativos da cidade

Foto: Camila Rhodes/PMG

Turmas de crianças e adolescentes com o mesmo objetivo: aprender a dançar balé. Por meio do Programa Mais Futuro, ação da Prefeitura de Guarulhos que promove cursos e atividades em espaços educativos da cidade, cerca de 120 alunas entre quatro e 17 anos participam das aulas de balé no CEU Bambi, localizado no bairro homônimo.

As aulas promovem a inclusão social, o interesse pela arte e pela dança, possibilitam a sensibilização e a percepção corporal, aguçam a criatividade e proporcionam o desenvolvimento psicomotor, pessoal e social. Além de conhecerem as técnicas do balé clássico, os participantes vivenciam de forma lúdica a dança.

Para Marina Silva Santos, de 41 anos, avó da aluna de balé Lorena dos Santos, o CEU Bambi é muito importante para a região. Antes de matricular a neta na aula ela já frequentava o espaço e com a oportunidade e gratuidade do curso conseguiu viabilizar o sonho de iniciar a neta na dança. “O sonho da minha neta é ser bailarina. Fico feliz e emocionada de poder vê-la nas aulas de ballet que ela sempre quis. E não é só ela que aproveita, já que eu também faço aulas de zumba e ginástica no local. Graças ao CEU posso me exercitar e fazer as atividades de que preciso”, disse.

Já Laisley Oliveira, 30 anos, contou que é aluna antiga e sempre utilizou o espaço para fazer as atividades. “Hoje tenho dois filhos e faço com que eles aproveitem todas as atividades que o CEU proporciona. Quando abrem as inscrições para os cursos corro para matriculá-los. Minha filha está fazendo aula de balé e é maravilhoso ter acesso a esse tipo de curso, além de outras atividades”, destacou.

“É uma oportunidade rica para as crianças aprenderem a coordenação motora e cognitiva por meio da dança”, explica Vitoria de Jesus, professora de balé que já foi aluna de diversos cursos no CEU Bonsucesso.

Programa Mais Futuro

Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Programa Escola 360 em parceria com a Organização Social Realizar e Saber, o programa é uma ação que contribui para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida ao atuar como um agente de transformação social da população.

O Mais Futuro oferece mais de 20 mil vagas entre cursos e oficinas, divididos em 14 polos de atendimento. Ao todo são cerca de 200 cursos disponíveis para alunos da rede municipal e a população em geral.

- PUBLICIDADE -