Alunos da rede pública municipal recebem treinamento de robótica no Eniac

Foto: Divulgação/Eniac
- PUBLICIDADE -

O Eniac, instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior, cedeu sua estrutura para que alunos de escolas públicas municipais possam se preparar para a etapa paulista do campeonato de robótica Fira Brasil, que reúne competidores de todo o país. Cinco equipes formadas por estudantes da rede municipal já estão treinando com equipamentos adequados e profissionais qualificados para encarar a competição, que acontece em agosto.

O Fira Brasil classifica alunos brasileiros majoritariamente de escolas privadas para participar da competição interacional de robótica de mesmo nome. Historicamente, apesar de poderem participar, os alunos de escolas públicas chegam à competição despreparados e com poucas chances de classificação. Agora, usando a estrutura do Eniac, os alunos da rede municipal de Guarulhos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e avançar no torneio.

Os professores das escolas públicas também estão recebendo capacitação e poderão compartilhar este conhecimento com mais crianças. Estão inscritas na etapa paulista do Fira Brasil cinco equipes de estudantes e docentes de escolas dos bairros Cidade Aracília, Jardim Presidente Dutra, Cidade Parque Alvorada e Centro.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Eniac – por meio do Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (CITIG) –, a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) e a Secretaria de Educação. “Estamos fornecendo equipamento, treinamento e qualificação. Nós apadrinhamos estes meninos que, agora, estão treinando junto com os alunos do Eniac”, conta o diretor do Citig, o professor Sebastião Garcia.

Para o mantenedor do Eniac, Ruy Guérios, ajudar na preparação desses alunos é mais uma iniciativa social da instituição. “Acreditamos que a educação transforma vidas. Participar de uma competição como essa pode mudar o destino de qualquer aluno para melhor. Vamos cuidar da preparação destes meninos como cuidamos na preparação do nosso time”.

Serviço

Centro Universitário ENIAC

Rua Força Pública, 89 – Centro, Guarulhos (SP)

- PUBLICIDADE -