Memorial da América Latina promove Seminário Internacional de abertura das atividades das bolsas de pesquisa da Cátedra Unesco 2022

Foto: Divulgação/Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina realiza o Seminário Internacional de abertura das atividades das bolsas de pesquisa da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022. O evento ocorre no dia 8 de junho, a partir das 19h, com transmissão pelo Youtube.

O evento marca o início dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas do Memorial para doutorandos e pós-doutorandos voltados aos temas migrações contemporâneas na América Latina e a integração dos povos pela arte e cultura; literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilingues de ensino e aprendizagem de línguas e o papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz.

O seminário contará com falas expositivas de Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório da Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) em São Paulo; de um representante das universidades públicas paulistas que integram a Cátedra; palestra da Prof. Dra. Paula Ditzel Facci,da Universidade de Innsbruck, Áustria; apresentação do projeto de pesquisa da Catedrática Prof. Dra. Elizabete Sanches Rocha – Unesp/Memorial e dos bolsistas selecionados para 2022; e abertura da Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal) do Memorial da América Latina.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom no link a ser divulgado para os inscritos e pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. Haverá emissão de certificados para participantes do Zoom.

Bolsas de pesquisa
O encontro virtual marca o início das atividades previstas pelo edital de concessão de bolsas 01/2022 realizado pela Fundação Memorial da América Latina e com resultado homologado em 20 de maio. Os cinco bolsistas aprovados farão pesquisas coordenadas sobre migrações contemporâneas na América Latina e a integração dos povos pela arte e cultura; literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilingues de ensino e aprendizagem de línguas e o papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz.

Sobre as palestrantes:

Paula Facci
Doutora em Estudos de Paz e Conflitos pela Universidade Jaume I, na Espanha. é pesquisadora de paz, professora e facilitadora de métodos criativos de transformação de conflitos. Ela leciona na Unit for Peace and Conflict Studies, na Universidade de Innsbruck, Áustria, na Academy for Conflict Transformation, na Alemanha, e no Instituto Paz e Mente, Brasil, e facilita workshops sobre construção de paz, gênero e transformação criativa de conflitos com foco em dança e movimento para profissionais, organizações e comunidades.

Elizabete Sanches Rocha
Mestra e Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras pela UNESP, tem pós-doutorado em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona, em Estudos para a Paz. É professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca, desde 2002, onde ministra aulas para a graduação em Relações Internacionais. Pesquisadora sênior do CBEAL- Fundação Memorial da América Latina.

PROGRAMAÇÃO

Abertura | Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Rede de Cooperação UNITWIN para integração da América Latina (UNESCO).

Fala expositiva | Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Fala expositiva | Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório da Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) em São Paulo.

Fala expositiva | Representante das universidades públicas paulistas

Palestra internacional | A importância das artes na transformação de conflitos no contexto de migrações | Prof. Dra. Paula Ditzel Facci, Universidade de Innsbruck, Áustria.

Apresentação do projeto de pesquisa da Professora Catedrática e dos bolsistas selecionados para 2022 Prof. Dra. Elizabete Sanches Rocha, Unesp/Memorial da América Latina.

Encerramento |

Serviço:
Seminário Internacional de Abertura das Bolsas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022
8 de junho
A partir das 19h
Haverá emissão de certificados para participantes do Zoom.
Inscrições: https://forms.gle/VLPn6mwYyA1SVs9j9

- PUBLICIDADE -