Escola da Prefeitura no Pimentas promove brincadeiras em seus diferentes espaços

Foto: Eduardo Calabria/PMG

Os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EPG Anísio Teixeira, no Pimentas, participaram de vivências inéditas durante a Semana Mundial do Brincar, realizada entre os dias 21 e 29 de maio. A programação envolveu atividades para além da sala de recursos multifuncionais, como o circuito de brincadeiras, promovendo a confiança na força do brincar em diferentes espaços da unidade.

A professora da EPG, Cinthia Araújo, montou o Circuito Linha Movimento na entrada da unidade, que proporciona os desafios de equilibrar-se, saltar, agachar, passar por obstáculos e lançar argolas no alvo. As crianças se divertiram muito com a brincadeira na área externa da escola, com o apoio das estagiárias Gabriele dos Santos e Natalia Alves. A turma do AEE dessa escola envolve crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down.

“A força do brincar está em experimentar, vencer desafios e descobrir o mundo em si e no outro, sendo assim, o trabalho do AEE, tem por objetivo a motivação dessas ações e a promoção da autoconfiança em cada educando. Para isso, demos as nossas mãos e fomos brincar”, destacou a professora, que também atende os alunos das escolas da Prefeitura de Guarulhos Tarsila do Amaral e Manuel Bandeira.

A aluna Maria Isabel Pessoa, de nove anos, com autismo, estava radiante com as atividades. “Eu gostei muito de brincar de peteca, pular bastante e pintar a borboleta com cola colorida”.

Dentro e fora da sala a interação não faltou, principalmente ao longo do circuito. Em diversos momentos a professora mostrou a importância de ajudar o próximo, receber apoio para superar os obstáculos, alcançar os objetivos, respeitar o seu próprio tempo, ter paciência e equilíbrio.

O encontro da turma rendeu muita diversão, abraços e sorrisos. Na Semana do Brincar as crianças exploraram diferentes ambientes da escola e juntas brincaram de peteca e massinha, utilizaram o equipamento TIX Letramento, além de atividades na quadra com a participação dos pais.

- PUBLICIDADE -