Guarulhos monitora emergências em saúde pública por meio do Centro de Vigilância

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A cidade de Guarulhos conta com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que compõe a rede nacional de alerta e resposta às emergências em saúde pública. O órgão atua na detecção precoce de possíveis eventualidades por meio do compartilhamento de informações para que ocorra uma resposta ordenada.

Sempre que há rumores de novas doenças, por exemplo, seja no exterior, no país ou na cidade, o Cievs Guarulhos realiza um levantamento dos principais dados a respeito da situação e faz um alerta municipal a fim de conscientizar os técnicos sobre os últimos acontecimentos.

 “Guarulhos está sempre em foco, por isso estamos vigilantes o tempo todo, principalmente em relação a novas doenças. Afinal, nossa cidade é a principal porta de entrada do país. Incêndios, desastres naturais, problemas sanitários e outros fatores de riscos à saúde e ao meio ambiente têm nossa total atenção”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion.

As equipes analisam dados epidemiológicos para entender eventos que possam se tornar uma emergência em saúde pública, como as últimas notícias sobre a hepatite grave em crianças e a varíola do macaco. “É fundamental que a população saiba que nós temos um serviço específico que atua como uma espécie de sentinela, sempre pronto para qualquer contratempo”, disse Fernanda da Matta, coordenadora do Cievs Guarulhos.

- PUBLICIDADE -