Motoristas e cobradores de ônibus de SP decidem realizar greve na próxima segunda

Foto: Renato S. Cerqueira/AE
- PUBLICIDADE -

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de ônibus da cidade de São Paulo (Sindmotoristas) aprovou, nesta quarta-feira, dia 1º, a realização de uma greve na próxima segunda-feira, 6, caso as reivindicações da categorias não sejam atendidas. Segundo o sindicato, o setor patronal está sendo intransigente em negociações.

A aprovação da greve aconteceu em assembleia nas garagens às 4h, o que atrasou a saída de ônibus de 13 viações, segundo a SPTrans, que informou que às 5h15, os ônibus voltaram a circular e às 6h, a operação já estava normalizada e sem atrasos decorrentes da interrupção. A SPTrans disse ainda que as empresas responsáveis pelas linhas serão autuadas pelas viagens não realizadas no início da manhã.

A SPTrans obteve decisão liminar na Justiça do Trabalho, na noite desta terça-feira, 31, que determinou a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, em caso de assembleias nas garagens. Em nota, o Sindmotoristas afirmou, ainda na noite desta terça-feira, que a liminar não impediria a realização da assembleia, que aconteceria sem desrespeitar a decisão.

“Desde o início das negociações o setor patronal tem se mostrado irredutível e insensível às reivindicações do trabalhadores. Mas o sindicato está disposto para o embate”, disse Valdevan Noventa, presidente do Sindmotoristas, na nota.

A SPTrans afirma que acompanha as negociações trabalhistas entre os operadores de ônibus e as empresas concessionárias e espera que haja entendimento entre as partes e que a população de São Paulo não seja prejudicada.

Segundo a SPTrans, as empresas afetadas na manhã desta quarta-feira foram:

– Santa Brígida (Zona Norte);

– Gato Preto (Zona Norte);

– Sambaíba (Zona Norte);

– Express (Zona Leste);

– Viação Metrópole (Zona Leste);

– Via Sudeste (Zona Sudeste);

– Campo Belo (Zona Sul);

– Gatusa (Zona Sul);

– KBPX (Zona Sul);

– MobiBrasil (Zona Sul);

– Viação Metrópole (Zona Sul);

– Transppass (Zona Oeste); e

– Gato Preto (Zona Oeste).

A empresa reforça que todas as linhas já estão funcionando normalmente.

- PUBLICIDADE -