Gincana do Caminhoneiro se instala em Guarulhos neste final de semana

Foto: Maurício Fernandes

Programada para acontecer nos dias de 11 e 12 de junho, no Posto Duque Dutra (antigo Sakamoto II), no km 210,5 da via Dutra (sentido RJ-SP), em Guarulhos, a 16ª etapa do Gincana do Caminhoneiro – maior ação itinerante das estradas brasileiras, que chega à 30ª edição com o patrocínio da IVECO e dos postos Petrobras da Rede Siga Bem – deve reunir centenas de transportadores rodoviários de cargas que trafegam pelo trecho.

Durante os dois dias, os caminhoneiros terão à sua disposição, atendimentos rápidos de saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial, checagem do IMC (Índice de Massa Corpórea), orientações sobre saúde bucal e também um painel com informações sobre bons hábitos que podem fazer o dia a dia na estrada mais saudável e menos estressante. Com o apoio do Sest/Senat, o caminhoneiro receberá também informações sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente, cursos profissionalizantes, (inclusive do Programa Via Rápida) e sobre os serviços que pode encontrar no Sest/Senat (Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Pilates, Nutrição).

E como não poderia deixar de ser, os participantes da GDC terão a oportunidade de mostrar que são ‘bons de braço’ na prova de slalom, que já fez uma legião de fãs ao longo da existência do evento. Afinal, ela oferece aos caminhoneiros a chance de concorrer a um caminhão IVECO Tector zero km, o grande prêmio da temporada.

Nesse teste de habilidade no volante da GDC, o grande desafio do caminhoneiro é driblar os cones, percorrendo um trajeto preestabelecido pela organização e sem derrubar nenhum deles. Num misto de destreza, velocidade e precisão, o participante tem sua volta acompanhada pela cronometragem, através de fotocélulas instaladas na pista, que aponta o melhor desempenho de cada etapa.

Assim como todo o circuito de ações de saúde, o teste de habilidade é gratuito, bastando apresentar CNH categorias C,D ou E. Porém, para disputar oficialmente o grande prêmio e conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, apresentando um consumo de R$ 1.000,00 em diesel ou ter adquirido um balde de óleo Lubrax Top Turbo / Top Turbo Pro, Avante ou Extremo HD nos postos da Rede Siga Bem. O cupom tem validade de até sete dias antes da etapa.

O motorista que fizer o menor tempo do trajeto em Guarulhos estará classificado para participar da primeira semifinal da temporada, em junho (dia 19, em Pariquera Açu/SP), para disputar entre as cinco vagas classificatórias para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.

Serviço:

16ª Etapa da 30ª Gincana do Caminhoneiro | Guarulhos

Data: 11 e 12 de junho de 2022

Local: Posto Duque Dutra (Antigo Sakamoto II) – Via Dutra km 201,5 (sentido RJ-SP)

Horário: Das 8h às 18h

- PUBLICIDADE -