Operação Inverno realiza 161 atendimentos em maio e a previsão é de frio intenso nos próximos dias

Foto: Ivanildo Porto

A Operação Inverno, desenvolvida pela Prefeitura de Guarulhos em toda a cidade, recebeu 221 acionamentos sobre pessoas em situação de rua ao longo do mês de maio, sendo 176 na segunda quinzena, quando uma forte frente fria atingiu o município. Apenas em 18 de maio, quando a mínima foi de 7 ºC, com sensação térmica de 3 ºC, houve 54 atendimentos. No total, ao longo daquele mês, 161 pessoas foram atendidas.

A previsão para os próximos dias também é de frio intenso. A temperatura mínima prevista para domingo (12) é de 9 ºC, contra 6 ºC na segunda-feira (13), 9 ºC na terça-feira (14) e 8 ºC na quarta-feira (15).

A população pode entrar em contato com a Prefeitura se avistar uma pessoa em situação de rua pelos telefones 2536-4110 (das 9h às 21h), 2441-9396 (das 21h às 9h) e 2087-7400, que é WhatsApp e pode receber mensagens 24 horas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Serviço de Especial Abordagem Social funciona todos os dias da semana pela cidade e as equipes da pasta passam duas vezes por dia pelos locais com maior concentração de pessoas em situação de rua. Contudo, nem sempre é possível encontrar todos aqueles que precisam de acolhimento, daí a importância do contato da população pelos telefones citados. Nos dias mais frios, mesmo que a pessoa não aceite ser acolhida, é oferecida uma refeição a ela.

Pets podem ser acolhidos junto com seus donos

Para evitar que algumas pessoas em situação de rua recusem um local para passar a noite por não terem onde deixar seus animais de estimação, um dos equipamentos de acolhimento da Prefeitura de Guarulhos recebe também, desde 2020, os bichinhos. O Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Centro, situado na rua Francisco de Paula Santana, 44, tem capacidade para abrigar cem pessoas e 20 animais.

O local oferece cinco refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia) e os assistidos dispõem de atendimento e acompanhamento com psicóloga e assistente social. Além desse equipamento no centro da cidade, a Prefeitura oferece outros três locais que acolhem a população em situação de rua, cujos endereços estão em https://www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.

- PUBLICIDADE -