Projeto ‘São Paulo é Bahia Viva’ traz capoeira, samba de roda, forró e brincadeiras populares no Sesc Avenida Paulista

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O Sesc Avenida Paulista recebe neste mês o projeto “São Paulo é Bahia viva”, com programação livre e gratuita. As atividades acontecem de 11 a 26 de junho, fruto da parceria com a Casa Mestre Ananias e abordam a memória e a continuidade do legado de Ananias Ferreira, mestre baiano, capoeira e sambador, pioneiro na capital paulistana.

O projeto “São Paulo é Bahia Viva” é resultado da parceria entre o Sesc Avenida Paulista e a Casa Mestre Ananias e é composto por uma série de intervenções e apresentações artísticas de diferentes linguagens como capoeira, samba de roda, coco, forrós, modas, brincadeiras populares entre outras. O intuito é ressaltar a riqueza e a diversidade das tradições populares do Recôncavo Baiano, local de origem do Mestre Ananias.

A Casa Mestre Ananias é pautada no processo de transmissão oral dos saberes populares em um eixo sociocultural na comunidade do Bixiga. Seus Mestres se expressam no Samba, nos trabalhos sociais com crianças e idosos, na fabricação de instrumentos musicais, entre tantas outras habilidades.

“São Paulo é Bahia Viva” começa com a tradicional roda de capoeira e termina com a chegada de mestres e mestras do Recôncavo Baiano (como Seu Aurino de Maracangalha) para o tradicional São João da viola Machete. Veja a programação:

Capoeira da Praça da República e a Casa Mestre Ananias

No dia 11 de junho de 2022, sábado, às 16h, acontece Roda de Capoeira com prosa sobre a comunidade nordestina, sobretudo baiana, que ergueu a cidade de São Paulo. São compartilhadas as relações entre o movimento da Praça da República e suas extensões, sendo a Casa Mestre Ananias um fruto desse legado.

Samba Garoa do Recôncavo da Casa Mestre Ananias

Com execuções da viola machete, dueto vocal que são características marcantes do Samba Garoa do Recôncavo, a apresentação com participação do público que acontece no domingo, dia 12 de junho de 2022, às 16h, conta com causos compartilhados sobre o Mestre Ananias e outros Mestres e Mestras que trazem um pouco desse universo, tanto na Casa como na Bahia.

Sambas, emboladas e cocos

Atividade no dia 16 de junho de 2022, quinta, às 16h, conta com a participação da família Castro da Congada de São Benedito de Cotia, que faz parte do movimento Garoa do Recôncavo. O repertório do grupo para a apresentação percorre sambas, emboladas e cocos de compositores nordestinos, como Riachão, Gordurinha, Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro, onde a Bahia é o tema recorrente.

Brincando de Brasil

A apresentação no dia 17 de junho de 2022, sexta, às 16h, conta com brincadeiras tradicionais para famílias do Samba de Roda como o “Roda Peão”, “Sai da Lagoa Piaba”, “Passa por cima do pau”, além de adaptações como da “Olha a Cobra”, “Trem por cima da linha” e “Paçoca de Pilão” em que o público participa, cantando as músicas de trabalho tradicionais.

Mestre Artesão

A prosa mediada por Rodrigo Minhoca da Casa Mestre Ananias, no dia 19 de junho de 2022, domingo, às 11h, acompanha uma mostra de instrumentos (tambores, berimbaus e pandeiros), aborda os processos de fabricação e mercado. Além da prosa, acontece uma bateria musical da Capoeira, toques de tambor e com o público.

São João da Casa Mestre Ananias

No Recôncavo da Bahia, a festa junina é com Viola Machete e o Samba de Roda. Com apresentações no dia 24 de junho de 2022, sexta, às 18h e no dia 25 de junho de 2022, sábado, às 16h. Seu Aurino de Maracangalha, que está entre os últimos 3 violeiros, que se tem notícia e pertencentes à geração que guarda os segredos da Viola Machete, traz no seu repertório o “pé de bode” (sanfona de 8 baixos), forrós, modas e Sambas. Além de contar com o grupo composto pelos Mestres Jaime do Eco, Chico Gato, Nequinha, Mestra Dulce e o produtor Zé Maria.

Visita à Casa do Mestre Ananias

O passeio, que acontece no dia 26 de junho de 2022, domingo, às 11h, tem como guia a Isabella Santos do Sampa Negra e contempla uma caminhada até o Bixiga, em que são apresentadas memórias e informações referentes às influências negras do bairro. A finalização será feita com uma visita à Casa do Mestre Ananias, localizado na região e que realiza atividades culturais com foco na divulgação da cultura popular e baiana. Ao final o público que quiser, participa da festa junina organizada pela Casa, com a apresentação da dupla dos Emboladores Repentistas “Peneira e Sonhador”.

SERVIÇO

Projeto | São Paulo é Bahia viva

Capoeira da Praça da República à Casa Mestre Ananias – 11 de junho de 2022, das 16h às 18h. Aberta ao público. Praça (térreo).

Samba Garoa do Recôncavo da Casa Mestre Ananias – 12 de junho de 2022, das 16h às 18h. Aberta ao público. Praça (térreo).

Sambas, emboladas e cocos – 16 de junho de 2022, das 16h às 18h. Aberta ao público. Praça (térreo).

Brincando de Brasil – 17 de junho de 2022, das 16h às 18h. Aberta ao público. Praça (térreo).

Mestre Artesão – 19 de junho de 2022, das 11h às 13h. Aberta ao público. Praça (térreo).

São João da Casa Mestre Ananias – 24 de junho, das 18h às 20h e 25 de junho de 2022, das 16h às 18h. Aberta ao público. Praça (térreo).

Passeio: Visita à Casa do Mestre Ananias – 26 de junho de 2022, das 11h às 16h. Ação externa. 10 anos. Grátis. Vagas Limitadas. Inclui alimentação (não recomendado para vegetarianos e veganos).

Inscrições online a partir de 10/6, às 14h. 

- PUBLICIDADE -