Orquestra Jovem interpreta composições autorais dos guarulhenses Aline Rissuto e Amauri Falabella

Foto: Julia Alves
- PUBLICIDADE -

Composições sensíveis e altamente poéticas marcaram o concerto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos na noite do último sábado (11) no Teatro Padre Bento. No palco os artistas guarulhenses Aline Rissuto e Amauri Falabella, cujo repertório autoral recebeu arranjos orquestrais especiais de Fernando Gomes para compor o espetáculo da série Nossa Gente, cativaram o público que acompanha a temporada 2022 das orquestras da cidade.

O diretor de Eventos Culturais da Secretaria de Cultura, César Samsoniuk, observou com muita alegria a aproximação cada vez maior do público com a orquestra, o que demonstra a compreensão de que a universalidade da música também se encaixa em sua difusão. “Já é tradição na temporada das orquestras de Guarulhos cruzar as fronteiras da música e, tal qual sugere o tema Encontros desta temporada, propiciar experiências musicais com a combinação de elementos sinfônicos com a beleza da música popular”, disse o diretor.

Na abertura do concerto, a Orquestra Jovem apresentou Um Quadro Xerozo, música composta por Fernando Gomes, fortemente inspirada nas experiências do arranjador a partir dos temas e da poética encontrada nas músicas de Amauri e Aline.

Ao público, motivo pelo qual as orquestras têm se dedicado a espetáculos cada vez mais sensíveis e cheios de emoção, o maestro Emiliano Patarra esclareceu a metodologia investigativa da proposta artístico-musical, que busca proporcionar encontros de diferentes naturezas e linguagens. “A série Nossa Gente, que convida ao palco artistas da cidade que produzem música autoral, nos orgulha e nos deixa muito contentes. Aline e Amauri têm trajetórias musicais fantásticas, que se relacionam com o trabalho feito pelas orquestras da cidade, e é com muita satisfação que nos encontramos com eles nesse concerto feito especialmente para todos vocês”, comemorou Patarra.

No palco Aline Rissuto apresentou as músicas Conecte-seExílio e a inédita Entrega, além da composição Passo e Cantiga. “Todo esse trabalho só faz sentido se houver essa troca de energia com todos vocês. Foi um convite muito especial, que me permitiu realizar o sonho de todo músico, tocar minhas músicas com a orquestra da cidade onde nasci. Para esse concerto não poderia haver parceiro melhor que Amauri Falabella, de quem sou fã, meu parceiro de composição, uma alegria imensa para todos nós”, disse Aline.

A presença de Amauri no palco foi outro momento muito esperado pelos fãs e amigos, reconhecimento de uma trajetória riquíssima de mais de mais de 40 anos de canções que reafirmam sua fidelidade com as raízes da música brasileira, como Maria Estrela e Gerais Ciranda Lunar. O músico convidou o público para acompanhar o refrão de Ficar de Bem. “Essa música serve para a gente entrar em um estado de espírito elevado, quem a canta costuma ficar melhor do que estava antes de cantá-la”, explicou Amauri.

Falabella lembrou ainda da participação do músico Paulo Moraes, ex-secretário de Cultura e ex-diretor do Conservatório de Guarulhos, que faleceu no último dia 3, nas flautas de Ficar de Bem e na primeira gravação da música Brincos, momento de grande emoção pela perda de um parceiro com tamanha contribuição para a música na cidade.

Os arranjos

De acordo com o maestro e arranjador Fernando Gomes, responsável pela direção do concerto, para além do ponto de vista artístico, o desafio de orquestrar músicas dotadas de grande beleza com arranjos impecáveis proporcionou a ele uma experiência interessante. “De alguma forma todo o repertório proposto pelos compositores para esse concerto se relacionou com meus momentos pessoais. Enquanto ouvia as músicas para pensar nos arranjos encontrei passagens que dialogavam com o que eu estava vivendo, e tudo aconteceu de forma natural; eu realmente tive um envolvimento emocional com esse trabalho”, explicou Gomes.

O arranjador observou ainda que tanto a pianista Aline Rissuto quanto o violonista Amauri Falabella têm estilos e estéticas próprias e estão conectados por elementos poéticos muito marcantes e estruturados, que impactam quem os ouve. “O sentimento com relação ao resultado dos arranjos é de felicidade e satisfação. Os artistas também abraçaram a proposta, foi um trabalho de construção coletiva muito gratificante para a orquestra e para os artistas”, comemorou Gomes.

Todos os espetáculos apresentados pelas orquestras de Guarulhos ficam disponíveis no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g).

No dia 26 de junho, domingo, às 17h, a Orquestra Gru Sinfônica sobe ao palco do Teatro Padre Bento para a apresentação do espetáculo Carnaval dos Animais, do compositor francês Camille Saint-Saëns, concerto especial para as crianças da série Aquarela, com direção cênica e texto do guarulhense Marcos Lopes e que combina música, teatro e charadas.

Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras acesse http://orquestrasdeguarulhos.com/.

- PUBLICIDADE -