Confira dicas para prevenir acidentes elétricos

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Durante os últimos meses, o brasileiro viu sua conta de luz subir, reflexo da grave escassez hídrica registrada em 2021 e da instabilidade econômica vivenciada no país. Segundo recente projeção feita pela empresa especializada em tarifas de energia, TR Soluções, as contas devem sofrer, em 2022, uma alta de 12%, em média, na cobrança residencial. No ano passado, o reajuste foi de 8%.

Mas não é só a questão financeira que preocupa. Quando se trata de energia elétrica, todo cuidado é válido, principalmente no inverno. O uso excessivo de chuveiros elétricos, aquecedores, secadores de cabelo, micro-ondas e sistemas a gás pode aumentar as chances de um acidente doméstico, como choques e incêndios. O risco é diminuído exponencialmente com a atuação de um profissional da área tecnológica desde o projeto à manutenção de casas e prédios, o que vale também para espaços comerciais, uma vez que a precaução de contar com um responsável técnico para essas atividades pode significar a mitigação de acidentes mais graves.

Ciente desse cenário, o Crea-SP elencou cinco dicas práticas para garantir a segurança do consumidor e aliviar seu bolso. Confira:

  • Contrate um profissional com registro no Crea-SP

A presença de um profissional que possa avaliar as condições das instalações elétricas é vital para evitar ligações inadequadas que acarretam condutores sobrecarregados, gerando superaquecimento e, consequentemente, maior consumo de energia e maiores chances de acidentes. “É muito importante contratar um profissional habilitado para realizar qualquer alteração nos componentes elétricos dentro de um ambiente. O especialista preparado possui todos os conhecimentos técnicos para lidar com essas situações”, explica o Engenheiro Eletricista José Antônio Bueno, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP.

  • Saiba quais eletrodomésticos gastam mais energia

Máquinas de secar, fornos elétricos, secadores de cabelo, aquecedores e chuveiros elétricos são os equipamentos que mais consomem energia e aos quais o consumidor precisa ficar atento. “Cada eletrodoméstico possui uma potência diferente, ou seja, a quantidade de quilowatts gastas por hora varia de produto para produto. Por isso, métodos simples como deixar, na medida do possível, as temperaturas no mínimo, vão ajudar a consumir menos energia e economizar na conta de luz”, avalia o engenheiro.

  • Atenção aos cabos e disjuntores

“Um dos principais problemas do consumo excessivo de energia elétrica, seja em residências, comércios ou indústrias, é o fato dos cabos estarem sobrecarregados, acarretando a perda de potência elétrica”, aponta Bueno. “Em casas mais antigas, por exemplo, é comum a aquisição de equipamentos novos sem realizar a avaliação da condição do condutor, que não aguenta a carga”, pontua. Dessa maneira, uma avaliação é crucial para evitar acidentes.

  • Evite “improvisos”

Os famosos “jeitinhos” podem prejudicar ainda mais a vida útil da fiação. “É fundamental se atentar às instalações elétricas de tempos em tempos e verificar a condição dos componentes. Sobrecarregar uma única tomada ou utilizar equipamentos como “Ts” ou “Benjamins” é muito perigoso. Caso seja necessário utilizar eletrodomésticos em um único lugar, opte por um filtro de linha, feito para esses casos. Mas atenção: “geladeiras, fogões, máquinas de lavar e micro-ondas precisam de tomadas isoladas e com capacidade de carga compatível com a potência do aparelho”, enfatiza Bueno.

  • Não desconfigure os plugs e as tomadas

É muito comum que as pessoas cortem o terceiro pino que vem na tomada. Segundo o engenheiro eletricista, essa atitude pode prejudicar não só o funcionamento do eletrodoméstico, como também torná-lo mais propenso a acidentes. “O ideal é sempre manter as tomadas que apresentam o fio de aterramento, o chamado fio terra, pois é ele que tem a capacidade de expelir o choque e proteger durante o uso”, diz. “Existem aparelhos que vão demandar apenas dois fios e outros que apresentarão três. O certo é o que vem de fábrica e é muito importante que a tomada acompanhe o plug do aparelho”, finaliza.

- PUBLICIDADE -