Projeto Amigo Estou Aqui mobiliza jovens de Guarulhos contra a depressão

Foto: Fábio Nunes Teixeira

Aproximadamente 30 estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio participaram nesta quarta-feira (29) do projeto Amigo Estou Aqui na Casa do Jovem, a sede da Subsecretaria da Juventude de Guarulhos. A iniciativa da pasta, que integra a Secretaria de Direitos Humanos, busca sensibilizar, alertar, prevenir e conscientizar adolescentes sobre depressão e suicídio.

“Esta é uma ação que acontece desde 2018 com o público de 15 a 29 anos. A Casa do Jovem (CJ) é um espaço aberto para a juventude do nosso município. Aqui pensamos políticas públicas para esse segmento e disponibilizamos diversos benefícios, como mutirões de estágios, o programa Juventude no Parque, orientações profissionais, o projeto CJ na Escola, além de cursos, oficinas e atividades”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Os participantes, que são assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) São João e Santos Dumont, fizeram parte de uma dinâmica com a equipe da pasta e de uma roda de conversa sobre o assunto conduzida pela psicóloga da subsecretaria, Eliana Carrelli.

“A depressão é uma das principais causas do suicídio, que é um tabu e nem sempre é entendido como uma doença. Ela é complexa e tem múltiplos fatores, como sociais, afetivos e biológicos, entre outros. O nosso objetivo é sensibilizar o jovem para que ele a identifique em outros ao seu redor e saiba indicar onde encontrar ajuda”, explicou Eliana.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam anualmente no mundo, ou seja, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.

João Vitor da Silva Cunha, 17 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, sonha em cursar gastronomia e participou do projeto. “Depressão tem que tratar. Acho importante ter informações porque é um aprendizado que pode ajudar outro colega e ajuda também na vida da gente”, disse o morador do bairro Cidade Seródio.

Ao final da atividade os participantes receberam fitinhas de amarrar no pulso com o tema Amigo Estou Aqui para entregar a alguém como forma de demonstrar apoio.

- PUBLICIDADE -