Arraial Guarulhos reúne festival de quadrilhas e comida caipira neste fim de semana

Foto: Sidnei Barros/PMG

Moda de viola, baile caipira, intervenções artísticas e culinária tropeira. O Arraial Guarulhos já tem nova data e acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho, sexta, das 18h às 22h, sábado e domingo, das 12h às 21h, no Bosque Maia. Promovido pela Prefeitura, o arraial reúne artistas da cidade das mais variadas linguagens, o movimento quadrilheiro de São Paulo, São Vicente, Santos, São José dos Campos e Caçapava, culinaristas do interior paulista, cores vibrantes, muita música e coreografias de tirar o fôlego.

Nesta edição a cenografia conta com mais de 10 mil fuxicos produzidos manualmente. A festa contempla ainda o Espaço Viola, a Arena Junina, intervenções itinerantes e dez espaços de culinária com ranchos tropeiros. Mais de 15 atrações fazem parte da programação, dentre as quais violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé-de-serra e grupos de teatro e circo com brincadeiras juninas.

As quadrilhas participantes do festival reúnem cerca de 200 dançantes populares e são compostas por comunidades com 50 casais cada, com produções luxuosas de roupas juninas, ensaios e passos marcados.

E música é o que não vai faltar no Arraial Guarulhos. Nessa celebração do afeto e da cultura popular, a participação de artistas guarulhenses como Quarteto Raiz, Vera Bianca, Quando Inhambú Cantou no meu Quintal, Forró Babado Forte, Forró Saruê, Cia. Los Xerebas, Circo Circunflexo, Cia. Chegança, Mário Cabral, Quadrilha do Projeto Plus Size e a Quadrilha de Patins da GruPatins abrilhantam ainda mais o evento e promovem grande festança para o povo guarulhense.

A Arraial Guarulhos oferece ainda atividade fotográfica gratuita aos visitantes, vivência com os fotógrafos guarulhenses Janaina Reis e Rafael Vieira com workshop e caminhada fotográfica pelos arredores do bosque.

Sobre o arraial

O Arraial Guarulhos é um projeto de pesquisa e produção artística do guarulhense Diego Dionísio, curador artístico do evento, que ao longo de 20 anos vem trabalhando com os temas cultura popular, folclore e patrimônio imaterial no Brasil.

“O foco do festival é trazer as vivências das festas juninas de norte a sul do Brasil. A ideia vai muito além de um evento junino, e sim fazer desses três dias uma experiência multissensorial na qual o público também dança, canta e vivencia o festejo popular”, diz Dionísio.

A partir de sua trajetória e coordenação por anos do projeto Revelando São Paulo, Dionísio atua como curador artístico dos projetos da Rede Globo, como o Arraial Arte na Rua, realizado em São Paulo, Pirapora do Bom Jesus e Guarulhos.

Para conhecer a programação completa acesse o site www.arraialguarulhos.com.br e o perfil do Arraial Guarulhos no Instagram (@arraialguarulhos).

- PUBLICIDADE -