Prefeitura inicia ação de combate ao Aedes aegypti com o apoio de soldados do Tiro de Guerra

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

A partir desta segunda-feira (4) até o final do mês a Prefeitura contará com o apoio de dez soldados do Tiro de Guerra de Guarulhos para reforçar o combate ao Aedes aegypti na cidade, mosquito transmissor da dengue, doença que desde o início do ano até o momento já registrou 845 casos na cidade. Os soldados, que passaram por capacitação no último dia 27, realizarão a ação em dupla com os agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

A ação, realizada das 9h às 12h, terá início em um dos bairros que está em situação de alerta no município, a Vila Augusta, com visita casa a casa pelas ruas Dona Antônia, Minas Gerais, Goiás, Paraná e das Palmeiras. A ação consiste na abordagem aos moradores das comunidades locais para orientações sobre a prevenção e a eliminação mecânica dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Vale ressaltar que, independentemente da visita dos agentes, os moradores devem sempre observar sua residência e eliminar possíveis focos de água parada, como pratos de vasos de plantas, lavar diariamente os recipientes que armazenam água para cães e gatos, não deixar recipientes que possam acumular água da chuva nos quintais sem proteção, verificar se a caixa d´água está coberta, colocar tela nas janelas e limpar as calhas dos telhados, dentre outras medidas. 

A parceria com as Forças Armadas (Exército e Aeronáutica) ocorre desde 2018 com o projeto Forças Armadas contra as Arboviroses. Segundo a gerente do CCZ, Karen Avilez, “a presença dos soldados favorece a participação dos moradores na campanha, pois sentem-se mais seguros em abrir suas casas, reduzindo assim o número de recusas”. 

- PUBLICIDADE -