Incêndios em prédios aumentam por falta de manutenção na rede elétrica

FOTO: EDUARDO CARMIM/AE

O número de incêndios em domicílios cresceu exponencialmente nos últimos anos. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, durante a pandemia houve crescimento de 60% no número de ocorrências desse tipo. O Instituto Sprinkler, que monitora incêndios estruturais, contabilizou aumento de 85% de notícias sobre acidentes com fogo em 2021, num comparativo com 2020. Para o gerente de Operações e Negócios da Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, Bruno Queiroz, grande parte dessas incidências poderia ter sido evitada com manutenção preventiva nas redes elétricas. 

– O monitoramento do ambiente pode evitar o início de um incêndio. Existem várias ferramentas de controle, com uso de inteligência remota, como detectores de fumaças até recursos para o primeiro combate ao fogo. São mecanismos que podem ser encontrados facilmente no mercado, explica Queiroz. 

Ele acrescenta que é importante ter um sistema de combate e detecção de incêndios em pleno funcionamento. 

– Para isso, é fundamental estar com a vistoria em dia, para garantir que extintores, mangueiras e saídas de águas estejam em perfeito funcionamento. Outro ponto importante é a implementação de treinamento básico para os funcionários do condomínio e o envolvimento dos moradores nesse processo. As pessoas precisam evitar o uso muitas vezes negligente da rede elétrica em suas moradias– ressalta o representante da Cipa. 

Outro ponto importante para um condomínio é que haja uma cobertura de seguro adequada que contemple sinistros relacionados a incêndios. 

– Esse é um tema que não pode ser negligenciado. Estamos falando de muito mais do que proteção patrimonial, mas de vidas.

- PUBLICIDADE -