Conheça três lugares em São Pedro para um detox mental

Foto: Divulgação

Conexão é uma palavra que resume bem o mundo pós-moderno, até porque são muitos os benefícios de estar ligado em tudo e o tempo todo. É o que pede o trabalho, o estudo e as relações interpessoais. Mas a essência humana requer, também, uma conexão interior, da pessoa com ela mesma, e com a natureza. E essa não é tão fácil de se conseguir. Viajar é uma dessas formas de retomar ou reforçar o vínculo natural, principalmente quando o destino é um lugar como a Estância Turística de São Pedro. Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, é perfeita para uma pausa na correria do dia a dia, para deixar tudo fluir mais naturalmente e para recarregar as energias.

Os mirantes, os parques e as sinuosas estradinhas no alto da serra ajudam muito no detox mental, pontua a secretária de Turismo de São Pedro, Clarissa Quiararia. E há meios de hospedagem que também foram projetados pensando nisso. A Pousada Sonho do Campo, por exemplo, tem como proposta um número reduzido de turistas. É uma vila no estilo eclético com apenas três casinhas, um coreto, um charmoso gazebo e uma bela igrejinha. O silêncio só é quebrado pelo som dos passarinhos. A sensação é de aconchego e paz.

Como o sinal de celular na região de serra é inconstante, se o hóspede quiser se desligar do restante do mundo é só não conectar-se ao wi-fi da pousada. Mas o que faz o lugar perfeito para quem quer conexão consigo mesmo e com a natureza é o deck numa clareira no meio da mata preservada e à beira de um córrego, a poucos metros da vila. A pedida é acomodar-se na esteira e sentir-se abraçado pelas árvores do entorno ouvindo o som produzido pelas folhas, que se movimentam ao sabor do vento, e dos pássaros que, vez ou outra, se deixam ver entres os galhos.

Fora do alcance do wi-fi, a conexão com a natureza flui. Se estiver sol, o deck é programa para o dia todo. Para alternar momentos de contemplação com refeição, a dica é fazer piquenique. Na lista dos alimentos que combinam muito bem com o lugar, frutas, queijo, pão e vinho. Afinal, é para passar o dia e celebrar a vida! O dono da pousada, Raimundo Assis Júnior, que recebe os hóspedes como se fossem da família, inclusive, prepara cesta de piquenique mediante solicitação. Numa noite sem nuvem, o espetáculo é contemplar o céu.

Outro meio de hospedagem que propicia essa experiência é a Pousada da Lua. Apesar de estar a apenas 5 quilômetros da cidade, está de frente para uma área de preservação ambiental. São 11 acomodações, mas como o jardim é amplo e conta com vários “cantinhos” com bancos, balanços, poltronas e quiosque com espreguiçadeiras especialmente projetados para criar ambiente intimista, os hóspedes têm privacidade garantida. É entre flores, arbustos e árvores frutíferas do jardim, que tem um quê de pomar, que fica a piscina e a banheira de hidromassagem aquecida a energia solar.

Lugar perfeito para relaxar em boa companhia, deixar a vida fluir sem pressa e colocar a leitura em dia. “É tudo em meio a muito verde. Barulho mesmo, só dos passarinhos. Por isso a sensação de paz. Se fecha muito bem o dia contemplando o por-do-sol da piscina”, sugere Rosana Fernandes, proprietária do estabelecimento. Para quem quer uma caminhada, tem trilha margeando o riacho da propriedade.

Também com o perfil para recarregar as energias e relaxar o corpo e a alma é o Hotel Jardim da Serra. O que mais chama atenção é a localização: vista privilegiada para o vale da Serra do Itaqueri. É um verdadeiro mirante! Com temperaturas mais amenas que as da cidade por estar no alto da serra e cuidadoso paisagismo que atrai muitos pássaros, o lugar transmite a sensação de paz. “Tem hóspede que prefere nem se conectar ao wi-fi para melhor usufruir essa sensação”, comenta Sônia Cristina Covalenco, proprietária do hotel.

Para quem quer se exercitar, oferece caminhada, aulas de alongamento e relaxamento. Tem piscinas climatizadas, massagens relaxantes e banho com cromoterapia, numa verdadeira estrutura de spa. Para quem também busca um detox do corpo, há cardápio especial preparado por nutricionista de baixa carga calórica. “Dois dias já são suficientes para se sentir com as energias renovadas”, completa Sônia.

Serviço

Mais informações sobre São Pedro em saopedro.com.br e @setursaopedro

- PUBLICIDADE -