Prefeitura e CAF alinham as próximas ações do Programa de Macrodrenagem do rio Baquirivu

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos esteve reunida com integrantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) nesta quinta e sexta-feira (dias 4 e 5) com o objetivo de alinhar as próximas ações das obras do Programa de Macrodrenagem e Controle de Cheias do rio Baquirivu-Guaçu. As reuniões de trabalho fizeram parte da quinta missão de acompanhamento da CAF sobre o Baquirivu, a primeira realizada neste ano.

As obras já começaram e a principal melhoria desta fase inicial é a canalização do córrego do Cocho Velho. O recapeamento e a ampliação do corredor de ônibus da rua Jamil João Zarif, no trecho entre a praça Oito de Dezembro e a rotatória da avenida Natália Zarif, também estão em andamento, além de alguns outros recapeamentos.

O prefeito Guti esteve no encontro com a CAF realizado na manhã desta sexta-feira, na Secretaria de Educação, e reforçou a importância dessas obras para a cidade. “Mesmo quem não mora nos bairros próximos ao rio passa por lá em algum momento. Sendo assim, as melhorias que vamos fazer naquela região vão beneficiar toda a cidade”.

O executivo principal da Corporação Andina de Fomento, Julio Carrasco, destacou a boa comunicação que a CAF possui com a Prefeitura antes de resumir as pautas das duas reuniões. “Passamos algumas orientações. Trata-se de um programa complexo, mas estamos satisfeitos com os avanços realizados nos últimos meses”.

A CAF é responsável pelo aporte financeiro de US$ 96 milhões (aproximadamente 480 milhões de reais) para a realização de obras no rio Baquirivu e de infraestrutura nos bairros da região.

Também estiveram presentes nas reuniões com a CAF o secretário de Governo, Edmilson Americano, o secretário de Obras, Francisco Carone, a executiva principal de ação climática e ambiente da CAF, Cecília Guerra, o coordenador da supervisora ECR, Paulo Sérgio Pereira, e integrantes das secretarias de Governo, Habitação, Meio Ambiente e Transportes e Mobilidade Urbana.  

Viva Baquirivu

O Programa Viva Baquirivu possibilitará a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com a implantação do maior parque linear da cidade e arborização.

A iniciativa abrange, ainda, a construção de ciclovia e pista de corrida, revitalização das vias urbanas, a ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a adequação do corredor viário e de ônibus da rua Jamil João Zarif e da avenida Natália Zarif, entre outros melhorias. As obras devem ser realizadas em um prazo de 30 meses.

- PUBLICIDADE -