Bienal do Livro de Guarulhos movimenta mais de 45 mil visitantes no primeiro final de semana

Foto: Camila Rhodes/PMG

A circulação de mais de 45 mil pessoas pelos estandes e a agitação da programação com contações de histórias, encontros com autores, sessões de autógrafos e apresentações musicais marcaram o final de semana na 2ª Bienal do Livro de Guarulhos. Desde seu início, na última sexta-feira (5), o evento já impactou a rotina da cidade, com atrações para diferentes públicos de todas as idades.

No sábado o escritor Ilan Brenman fez bate-papo com o público sobre a importância de contar e ler histórias na era digital. Ele defendeu a literatura como instrumento fomentador de lições para o desenvolvimento humano e de capacitação ao enfrentamento dos medos. Segundo Brenman, o templo da criança está no mundo das histórias. “Nele, os medos são nomeados, compartilhados com os personagens e aliviados. Dentro dos livros a empatia é praticada pelo leitor e o que somos por dentro é evidenciado pelo que sentimos com as nuances e os conflitos da narrativa”, afirmou.

O show Luna, Ao Vivo! também encantou o público infantil com um espetáculo de cores, histórias, músicas e muita imaginação. Para os jovens e adultos, o poeta Sérgio Vaz apresentou o bate-papo Literatura das Ruas e pontuou a demanda literária que surge em contextos adversos, em que predominam a violência e o desemprego.

Por sua vez, o jovem inspirador Marco Túlio, do canal Authentic Games, compartilhou suas experiências com um público atento e questionador. Sonhador, Marco Túlio gosta de colocar suas ideias para funcionar, aprender a compartilhar seus projetos e prima pela apresentação de vídeos com conteúdos bastante criativos. “Eu sempre busco colocar nas histórias que conto valores nos quais acredito, como gratidão, alegria e serviço, que enobrecem as pessoas”.

Irreverente e cheia de histórias para contar, Kiara Terra encantou o público infantil na manhã de domingo (7), arrancou risadas e participação animada da criançada. Já a Cia. Núcleo apresentou o belíssimo musical Cirandeiros, repleto de canções e encantamento, histórias fascinantes que colocaram as crianças diante de um espetáculo cativante sobre o brincar.

Escritor de não ficção que já publicou obra sobre os crimes de João de Deus e a biografia de Elke Maravilha, o jornalista Chico Felitti falou sobre o cuidado com os textos que cria para seus livros e podcasts narrativos. “As histórias são vivas e pedem determinado tamanho e narrativa para serem contadas. Meu foco é o texto simples e direto, que alcança e prende as pessoas do começo ao fim”.

A última atração do domingo trouxe ao auditório principal o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. No bate-papo com o público, Oscar falou sobre seus sonhos, obstinação e paixão. “Meu sonho não veio até mim, eu tive que ir até ele. Não é possível vencer na vida sem treinar. Sempre treinei muito e, mesmo cansado, dava um pouco mais. E esse um pouco a mais fez toda a diferença na minha carreira”.

Abertura oficial

A abertura da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que aconteceu na noite da última sexta-feira (5), contou com espetáculo da Orquestra Jovem, com repertório de músicas latino-americanas, regência do maestro Emiliano Patarra e homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato. O evento teve ainda as presenças do prefeito Guti, do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, do secretário de Educação, Alex Viterale, e da subsecretária de Educação, Fábia Costa.

“A Bienal do Livro de Guarulhos deste ano amplia o debate sobre o papel da tecnologia e do desenvolvimento educacional e propõe encontros que conectam o público leitor aos seus escritores preferidos. Isso sinaliza para ações assertivas no campo da educação, que, muito além de fomentar a leitura, também semeiam um futuro melhor para nossas crianças”, disse Guti.

O secretário Viterale destacou a importância de estimular o gosto pela leitura desde a infância. “O valor destinado aos alunos da rede municipal cadastrados na visitação escolar os coloca diante de situações em que vão usar a matemática financeira para adquirir os livros de seu interesse. Nesse espaço, eles podem aproveitar inúmeras oportunidades de interagir com os livros, os escritores, os contadores de histórias e esse amplo universo de imaginação e criatividade contribui decisivamente para a ampliação de sua autonomia”.

Para mais informações sobre a programação acesse http://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br e acompanhe o perfil no Instagram (@bienaldolivrogru).

A 2ª Bienal do Livro de Guarulhos acontece até o próximo domingo (14), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 20h, no Internacional Eventos, que fica na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia, em Guarulhos.

- PUBLICIDADE -