Manual do Mundo atrai curiosos e fãs para 2ª Bienal do Livro de Guarulhos

Foto: Gezer Amorim/PMG

Fãs e curiosos lotaram o Auditório Azul na noite desta terça-feira (9) para assistir ao bate-papo com o jornalista?Iberê Thenório, um dos criadores do website? Manual do Mundo. Em uma conversa bastante descontraída e cheia de carisma sobre algumas de suas descobertas e invenções, Iberê abordou o tema Como Estamos Conectados à Ciência?

O jornalista destacou a importância que a informação tem no decorrer da História, principalmente neste período de pandemia. De acordo com o youtuber, estudar ciência é estar sempre no lugar de desconfiança para descobrir o que é fato ou fake. “Há três coisas que criam verdadeiros escudos contra as informações malucas que recebemos todos os dias. Ser humilde em reconhecer quando erramos, checar a informação que chega até nós e observar se os dados estatísticos fazem sentido. Combater as notícias falsas e defender a ciência é uma ferramenta essencial nesse processo”, disse.

No período da tarde, a escritora Yve de Oliveira apresentou a palestra Curadoria do Futuro – Processos em Escrita Criativa. No bate-papo a guarulhense partiu de suas experiências para falar sobre o ato de escrever. “Sou escriba de mim mesma a partir da observação, de uma citação, do que acontece no meu corpo, de situações internas e externas, da relação com as pessoas e com atenção ao detalhamento, da necessidade de deixar claro ao outro aquilo que você quer dizer e o que está sentindo”. Em um contexto em que os gêneros poesia e notícia se diferenciam amplamente, Yve ressaltou a importância de criar ambientações poéticas para que o leitor de suas poesias possa mergulhar em um todo sinestésico.

Durante o bate-papo Ditadura em Guarulhos, o jornalista e sócio-proprietário do portal GRU Diário, Wellington Alves, apresentou dados da pesquisa que resultou no livro Os Anos de Chumbo em Guarulhos, publicado em 2020 pela Editora Albatroz com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o Funcultura.

Wellington apontou nomes relacionados a Guarulhos, dentre os quais Olavo Hanssen, irmão do jornalista Castelo Hanssen, que combateu a ditadura militar e foi assassinado em decorrência de sua militância. Além de pessoas, Alves tratou ainda de entidades e instituições monitoradas pelo regime, dentre as quais a Faculdade de Direito da FIG, a Pastoral Carcerária, a Proguaru, a Santa Casa de Misericórdia, a Associação dos Servidores, o comitê do Partido Comunista Brasileiro, o Sindicato dos Químicos, entre outras. Diante do acirramento do regime no pós-AI-5, Wellington falou ainda da deposição do então prefeito Alfredo Nader.

Já no lounge Conectividade, o jornalista Roberto Samuel, da TBL Comunicação, recebeu amigos e admiradores para sessão de autógrafos do livro Artigos de Quint5, lançado em abril. A obra traz uma coletânea de textos produzidos pelo autor e, durante a Bienal do Livro de Guarulhos, Samuel destacou alguns para serem interpretados pelos convidados, no palco do lounge.

Para conhecer a programação completa do evento acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/portalbienal/2022/07/28/programacao/ e acompanhe o perfil @bienaldolivrogru no Instagram.

A 2ª Bienal do Livro de Guarulhos vai até este domingo (14), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h, no Internacional Eventos, na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia.

- PUBLICIDADE -