A Comissão de Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico (Dude) da Câmara de Guarulhos reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (24), com a intenção de discutir a situação da fiação em postes da cidade. Para isso, participaram dos debates representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), da EDP, distribuidora de energia elétrica em Guarulhos, e de empresas que fazem compartilhamento dos postes.
O objetivo principal do encontro foi cobrar soluções para o problema de fios soltos e emaranhados em postes de todo o município. Carlos Soler, secretário de Desenvolvimento Urbano, explicou que a Pasta faz a fiscalização dessas questões e atua na modernização da legislação acerca do assunto. De acordo com Soler, a SDU fez 1.128 autuações de diversos motivos para a EDP, que geraram cerca de R$ 32 milhões em débitos.
Juliana Fidalgo, técnica de projetos da EDP, falou que as notificações que chegam da Prefeitura são repassadas para empresas que compartilham os postes. Segundo ela, a EDP dá um prazo de dez dias para uma resposta sobre a execução do serviço e esse retorno é encaminhado para o Executivo Municipal. Fidalgo salientou que essas ações precisam ser mais assertivas.
Das 29 empresas que possuem contrato de compartilhamento com a EDP em Guarulhos, 13 participaram da reunião. Fábio Garcia, da DZ7 Telecomunicações, explicou que as empresas que fazem o compartilhamento de postes têm vontade de contribuir para a resolução desse problema e fazem rapidamente os reparos quando são solicitados. Garcia destacou que, muitas vezes, empresas diferentes utilizam o mesmo cabo para facilitar e evitar a poluição visual. Para ele, o maior problema está em empresas que não possuem contrato com a EDP e mesmo assim utilizam os postes.
Diante de todas as informações levantadas, a comissão pretende retomar a discussão após o período eleitoral para saber como estará a situação. Caso não haja evolução na retirada dos fios soltos, a comissão deve solicitar a contratação de um técnico para fazer a fiscalização dos postes junto com a SDU.
















