Residência para migrantes e refugiados em Guarulhos ganha brinquedoteca

Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Para oferecer uma estadia ainda mais confortável aos afegãos acolhidos em Guarulhos pela Prefeitura, a Residência Transitória Todos Irmãos para Migrantes e Refugiados inaugurou na terça-feira (1º) uma brinquedoteca para as crianças que passam pelo equipamento. O local tem agora livros, jogos de tabuleiro, bola, ursinhos de pelúcia, brinquedos lúdicos, massinha de modelar, tinta, carrinho e muito mais para que as crianças afegãs possam continuar desenvolvendo o senso de coletividade, além de suas funções motoras e cognitivas. 

“Aqui acolhemos, em sua maioria, famílias com crianças e esse espaço vai ser muito importante para o desenvolvimento delas”, comentou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, responsável pela pasta que gerencia o local em parceria com a Cáritas Diocesana. 

Os itens para a montagem da brinquedoteca foram fornecidos pela Cáritas graças a doações da sociedade civil e da Fundação Abrinq.

Afegãos no Brasil

De janeiro a outubro de 2022 a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, já atendeu 1.387 afegãos que chegaram ao Brasil pelo aeroporto internacional. Eles aterrissaram no país com visto humanitário concedido pelo governo federal. Enquanto estão no aeroporto, a municipalidade garante a alimentação diária de todos com café da manhã, almoço e janta, além de água e cobertores. 

Justamente por conta da alta demanda, Guarulhos abriu emergencialmente no dia 10 de agosto a Residência Transitória para Migrantes e Refugiados, com capacidade para abrigar 27 pessoas. No início do mês de outubro, para acolher algumas famílias com idosos, deficientes e grávidas que estavam no aeroporto, foram abertas mais 20 vagas de forma emergencial. 

Há previsão de que nas próximas semanas, em razão da verba enviada pelo governo federal, mais cem vagas sejam abertas em Guarulhos.

- PUBLICIDADE -