São Paulo tem ‘disputa’ entre árvores de Natal

TIAGO QUEIROZ/AE
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São Paulo terá duas árvores de Natal competindo pela atenção dos moradores e turistas neste fim de ano. Uma delas, patrocinada pela Coca-Cola FEMSA Brasil, foi inaugurada no domingo no Parque Villa-Lobos. A outra ficará no Parque do Ibirapuera e foi viabilizada pela Urbia, que administra o espaço municipal.

Ainda em outubro, a Coca-Cola anunciou que em 2022 levaria a sua árvore de Natal, tradicionalmente erguida no Parque Ibirapuera, ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, zona oeste.

Após ter sido montada por dois anos seguidos na Ponte Estaiada para evitar aglomeração em meio à pandemia da covid-19, a empresa justificou a mudança dizendo que “o local escolhido para este ano possui a estrutura necessária para receber a inovação da Árvore 2022, a qual será a primeira com um espaço para interação com o público”. A estrutura de 52 metros de altura por 22,2 metros de diâmetro foi inaugurada no domingo com participação de Fafá de Belém.

Outra novidade neste ano é a casa do Papai Noel instalada na raiz da árvore de Natal. O espaço instagramável permite que amigos e familiares façam pose para uma bela foto juntos. Com móveis de madeira e decorações típicas, o espaço conta com quarto de presentes, cozinha com ceia natalina e a tradicional poltrona do bom velhinho.

Repleto de enfeites característicos da época, o lar natalino também tem a presença de soldadinhos e ursos polares de pelúcia. Tudo iluminado com muitas bolas coloridas de todos os tamanhos. A entrada é gratuita.

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, apoia iniciativas que proporcionam experiências como estas, sendo a Coca-Cola FEMSA uma parceira de longa data da cidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

IBIRAPUERA

Anunciada como a maior árvore de Natal da cidade de São Paulo até então, ela deve sustentar o título apenas até o próximo sábado, quando o Ibirapuera lança a sua própria versão, com 55 metros de altura.

“Nossos esforços foram para oferecer o maior Natal que São Paulo já viu”, explica Samuel Lloyd, diretor da Urbia, gestora do Parque do Ibirapuera, na zona sul.

O anúncio da Urbia foi feito ontem e a empresa é “a grande patrocinadora” da programação, segundo Lloyd, com exceção de “algumas ativações pontuais por parceiros”. A “maior árvore já implementada” ficará próxima do lago neste ano: “É um Natal para se ver de dentro do parque e não da rua, também para evitar impacto no trânsito”.

A estrutura do Ibirapuera também terá efeitos visuais, o tradicional show da fonte em três horários (19h, 20h30 e 21h30), cem árvores iluminadas para formar uma “floresta encantada”, brinquedos infantis e um inédito projeto de educação ambiental. “Não tem rena nem boneco de neve. Resolvemos falar da flora e da fauna do Parque Ibirapuera”, comenta Lloyd.

A previsão é de que o Ibirapuera atraia 1,5 milhão de visitantes entre os dias 3 e 26 de dezembro, quebrando o recorde de 1,2 milhão, alcançado no ano passado. L

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