Chuvas intensas? Fique atento aos cuidados com os elevadores

Divulgação
- PUBLICIDADE -

O início do ano é tradicionalmente marcado pelo período de chuvas em boa parte do país. O intenso volume das chuvas nos meses de verão requer cuidados especiais na infraestrutura de cidades, mas também dentro de estabelecimentos e condomínios. Este é um momento de manter a atenção redobrada com os elevadores.

Com o período de férias, o número de pessoas circulando em condomínios aumenta consideravelmente, seja pelas visitas mais intensas de parentes e amigos, maior frequência nas áreas de lazer e piscina, ou ainda o aumento de pessoas presentes nos condomínios localizados em cidades turísticas.

Portanto, é importante que os síndicos considerem redobrar os cuidados e as orientações relacionadas ao uso correto e seguro dos elevadores, para que não haja nenhum comprometimento de seu correto e seguro funcionamento.

De imediato, um dos principais cuidados refere-se à manutenção preventiva, para que os técnicos possam avaliar os equipamentos e a possível necessidade de substituição de componentes ou reparos. Importante ressaltar que a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente e não apenas nos períodos de maior utilização dos equipamentos.

É comum durante as chuvas fortes (ou temporais) picos com oscilações de energia. Neste caso, quem puder, deve evitar a utilização do elevador, principalmente se o condomínio não possuir gerador. Se o elevador parar, os passageiros devem manter a calma. O freio de segurança moderno atual, inventado por nosso fundador Elisha Otis em 1852, faz com que o elevador não caia. Os passageiros devem acionar o botão de alarme ou interfone e aguardar o socorro dentro da cabina, que é o local mais seguro para permanecerem. É importante ressaltar que os passageiros nunca devem tentar sair sozinho. Somente profissionais capacitados, como técnicos de manutenção ou bombeiros, podem realizar o resgate.

Caso o local esteja em área de risco para inundação, os síndicos devem garantir que os equipamentos estejam parados e desligados em andares mais altos, aonde a água não chegue. Se houver qualquer tipo de dano ao equipamento, a empresa responsável pela manutenção deve ser acionada rapidamente para que o equipamento possa ser colocado em funcionamento de forma segura. Se as cabines dos elevadores estiverem molhadas, devem ser secas o mais rápido possível para, posteriormente, terem o funcionamento dos seus componentes avaliado. Caso o poço do elevador também seja atingido pela água, o elevador deve ser desligado e a empresa mantenedora acionada para acompanhar a retirada da água e providenciar os cuidados necessários.  

Em cidades litorâneas, é necessário evitar o acesso ao elevador com excesso de areia nos pés, tendo em vista que o acúmulo de areia pode afetar o funcionamento de portas, sensores e outros componentes, além de demandar limpeza mais frequente do equipamento. Os usuários ainda devem ficar atentos ao transporte de objetos grandes, como cadeiras de praia, guarda-sol ou pranchas, que podem danificar a cabina do elevador ou impedir o fechamento total das portas.

Se todos fizerem a sua parte e seguirem esses cuidados simples, os elevadores continuarão transportando os passageiros com agilidade, eficiência e segurança em qualquer circunstância.

Adriana Gonsalves

Gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança para a América Latina da Otis, empresa líder mundial em fabricação, instalação e serviços de elevadores e escadas rolantes

- PUBLICIDADE -