Ipem-SP divulga ranking de reclamações

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A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo proteger o consumidor, divulga o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a dezembro de 2022. 

No período, foram 3.054 atendimentos. Desses, 1.890 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 1.164 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 1.043 casos foram fiscalizados e concluídos, 221 foram reprovados e 121 estão em andamento. 

Lideram o número de denúncias procedentes o registro instalador de sistemas de GNV (gás natural veicular) com 91,7% de reclamações em 2022, produtos têxteis com 70,8% e segurança em aparelhos eletrodomésticos com 56%. 

Constam nos destaques do ranking segurança em brinquedos; serviço de reforma de pneus; inspeção técnica de manutenção de extintores de incêndio; balanças; fios, cabos e cordões flexíveis elétricos; dispenser de GNV; atadura; colchões; peixe glaciado; bombas medidoras de combustíves; entre outros instrumentos e produtos verificados pelas equipes de fiscalização do Ipem-SP. 

Radares e medidores de comprimento (metros e trenas) foram denunciados, no entanto, não foram reprovados. 

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo. 

É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita.  

No mesmo período em 2021, de janeiro a dezembro, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 2.748 atendimentos.  

Confira o ranking de atendimentos, acesse aqui. Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria/ranking

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