Chuvas fortes de verão podem causar entupimentos em casas e preocupar moradores

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

As fortes chuvas de verão podem causar diversos transtornos para os moradores em muitas regiões de São Paulo. Entre os problemas mais comuns estão os entupimentos de encanamentos e esgotos, causando mau cheiro, vazamentos, retorno de água poluída para a casa e outros problemas que causam riscos para a saúde das pessoas.

Segundo especialistas, a chuva de verão é um fenômeno que pode sobrecarregar os sistemas de esgoto e encanamentos das residências, já que a quantidade de água que chega de uma só vez é muito grande.

Os entupimentos podem ocorrer em qualquer lugar da casa, desde as pias da cozinha até os ralos do banheiro. De acordo com os técnicos de empresas desentupidoras, são diversos fatores que causam esses problemas, como acúmulo de cabelo, restos de comida e gordura, esgotos abertos sem telas de proteção, sujeiras e detritos nos encanamentos.

Os moradores que enfrentam problemas com entupimentos em suas casas relatam dificuldades para solucionar o problema, principalmente em dias de chuva intensa. Muitos procuram ajuda especializada, mas nem sempre encontram profissionais responsáveis para atender as reais necessidades.

Para evitar esses problemas, é importante adotar algumas medidas e hábitos de prevenção, tais como: realizar a limpeza de manutenção nos encanamentos e caixas de esgoto, assim como evitar jogar lixo ou restos de comida nos ralos. Esses cuidados ajudam a evitar preocupações desnecessárias e transtornos com entupimento em sua casa.

Sendo assim, para realizar limpezas de manutenção, você pode usar produtos específicos desenvolvidos para limpar sistemas de encanamento.

Porém, em caso de entupimento, é recomendável procurar ajuda profissional, que pode solucionar o problema de forma rápida e segura, garantindo a saúde sem atrapalhar a rotina dos moradores da residência.

Como se preparar em tempos de chuvas fortes?

Nas últimas semanas, a frequência de chuvas fortes tem aumentado muito. Isso significa que é importante preparar sua casa para lidar com elas. Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar entupimentos, danos às instalações elétricas, entre outras coisas.

Comece analisando seu esgoto, verifique se há indícios de entupimentos e limpe os canos se necessário (faça o melhor que puder). Em seguida, observe como estão suas instalações elétricas. Certifique-se de que os cabos, gradeamentos e cabines de energia estejam bem unidos e presos para evitar a infiltração de água.

Examine se todo o telhado está em boas condições e se não há nenhum buraco que favoreça vazamentos e infiltrações. Se houver, as telhas devem ser reparadas ou substituídas. Uma boa vedação também é importante para evitar a entrada de água e garantir que não ocorram vazamentos.

A preparação para chuvas fortes é ignorada muitas vezes, mas pode salvar sua casa de muitos danos e problemas pessoais em sua rotina diária, sem falar em prejuízos financeiros. Se você seguir estas dicas, estará mais preparado para enfrentar dias de chuva e você não precisará gastar dinheiro e tempo para realizar reparos de urgência. 

- PUBLICIDADE -