Guarulhos irá eleger 35 novos conselheiros titulares no dia 1º de outubro. Eles representarão as sete regiões da cidade: Bonsucesso, Centro, Cumbica, Pimentas I, Pimentas II, São João e Taboão. Do sexto colocado em diante, todos serão considerados suplentes que terão a função de garantir o cumprimento dos direitos dos menores de 18 anos. Cada conselho terá cinco membros e cada um cumpre com o seu mandato durante quatro anos, podendo ser reeleitos por tempo indefinido e com autonomia com os órgãos governamentais.
Os conselheiros tutelares foram criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) há 33 anos para serem responsáveis por cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes e estarem em direta fiscalização para que eles não sejam violados.
As eleições estão sendo organizadas pelo conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente com 128 candidatos. A votação acontecerá das 8h às 17h na respectiva zona eleitoral de cada eleitor, que poderá votar somente uma única vez. A contabilização dos votos terá início logo após o final da votação, às 18h.
Pelo fato de a participação nas votações serem facultativas, os números são baixos comparados a eleições municipais, estaduais e federais, então ela primeira vez após mais de três décadas, as votações utilizarão urnas eletrônicas em todo o território nacional, emprestados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Para realizar a votação, você deve ser devidamente inscrito e apto ao exercício do voto na Justiça Eleitoral, no município de Guarulhos e/ou que regularizar a situação até o dia 30 do mês de junho deste ano. Além do documento com foto e título de eleitor.
Para mais informações entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo telefone (11) 2425 428