Prefeitura inaugura no Jardim Leblon o 32º Ecoponto de Guarulhos

Fabio Nunes Teixeira/PMG

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou nesta terça-feira (30) o 32º Ecoponto da cidade. Desta vez o bairro beneficiado é o Jardim Leblon, na região do Pimentas. O serviço atende na rua Araci, 188, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. No local os munícipes podem entregar entulho, móveis velhos, colchões, gesso, eletrodomésticos, pneus, terra, restos de poda de jardim, além de recicláveis como vidro, metais, plástico e papelão.

Parte importante do plano de gestão de resíduos sólidos do município, os ecopontos são fundamentais para evitar a formação de pontos viciados de descarte e a degradação do meio ambiente. Todos os materiais levados a essas unidades pela população são triados e encaminhados de forma social e ambientalmente correta. Os restos da construção civil, por exemplo, são transformados em agregado para utilização em obras de pavimentação de vias e construção de edificações.

O prefeito Guti compareceu à inauguração junto ao secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, e falou sobre o serviço. “Em sete anos saímos de 19 para 32 ecopontos e até o fim deste ano serão 40 unidades em funcionamento na cidade”, afirmou o chefe do Executivo.

67 mil toneladas em 2023

O serviço Ecoponto de recebimento de inservíveis e recicláveis, oferecido pela Prefeitura de Guarulhos, recebeu durante o ano passado 67,4 mil toneladas de materiais entregues pela população. Desse total, quase a metade (38,4 mil toneladas) foi composta por entulho. Na sequência aparecem madeira (15,8 mil toneladas), materiais diversos (10 mil), gesso (2,3 mil), terra (1,7 mil) e, por fim, 74 toneladas (10,6 mil unidades) de pneus.

Os endereços, outras informações e horário de funcionamento dos 32 ecopontos de Guarulhos estão disponíveis no link www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.

- PUBLICIDADE -