HMU reforça o diagnóstico de urgência com aquisição de ultrassonografia portátil

A Prefeitura de Guarulhos adquiriu para o Hospital Municipal de Urgências (HMU) um moderno aparelho de ultrassonografia. O equipamento, caracterizado por sua portabilidade, versatilidade e alta qualidade, iniciou sua operação na última sexta-feira (2) na sala de trauma. Seu uso já proporcionou benefícios significativos no diagnóstico e no tratamento de pacientes com patologias graves.

A praticidade conferida pela portabilidade do aparelho possibilita um acesso mais ágil aos pacientes. A otimização do diagnóstico e do tratamento será supervisionada de perto pelos internos e profissionais residentes vinculados ao Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Prefeitura.

Esses programas representam um diferencial considerável na formação e especialização desses profissionais. O envolvimento dos residentes no acompanhamento do uso do aparelho contribuirá para um aprendizado prático e enriquecedor.

O novo aparelho de ultrassonografia portátil é resultado do investimento proveniente das contrapartidas obtidas por meio da cessão dos cenários de práticas em saúde do município, intermediadas pelo Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes).

Atualmente o HMU conta com quatro profissionais residentes em cirurgia geral, os quais são orientados por cirurgiões do hospital, sob a supervisão dos médicos Octávio Pozzi Loverso e José Kassio Leandro dos Santos.

Essa colaboração entre residentes e profissionais experientes fortalece a capacitação técnica e promove um ambiente propício para o aprimoramento constante da qualidade dos serviços oferecidos à população guarulhense.

- PUBLICIDADE -