Prefeitura capacita agentes do aeroporto para cuidar de inadmitidos e evitar riscos sanitários


O Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal porta de entrada do Brasil, recebe milhares de viajantes diariamente, mas alguns são inadmitidos no país e permanecem no terminal em condições que podem afetar a sua saúde. Para qualificar os profissionais que lidam com essa situação, a Secretaria da Saúde ministrou, nesta terça-feira (11), uma palestra no curso para agentes de proteção da aviação civil que abordou os cuidados com esses passageiros e os riscos sanitários envolvidos.

A palestra Doenças Emergentes e Reemergentes no Mundo e Principais Sinais e Sintomas, ministrada pelas profissionais Fernanda Nunes da Matta Carmo e Paula Andrade Alvares, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, trouxe informações essenciais para que os agentes possam identificar sinais de alerta e agir preventivamente para evitar a disseminação de doenças. O treinamento reuniu cerca de 70 profissionais.

A iniciativa, realizada em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério dos Direitos Humanos e o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, reforçou a importância de um atendimento qualificado a esses passageiros. Além de garantir melhores condições de saúde para os viajantes inadmitidos, o treinamento fortalece o controle sanitário e contribui para a prevenção de doenças em Guarulhos, protegendo toda a população.

- PUBLICIDADE -