A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abriu nesta terça-feira (15) as inscrições para o edital do Programa Clima Ação Jovem Guarulhos 2025, que faz parte da segunda rodada internacional do Youth Climate Action Fund, iniciativa da Bloomberg Philanthropies em parceria com a CGLU e o Centro Bloomberg para Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins.
Os projetos devem estar alinhados aos objetivos do Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima de Guarulhos, que pode ser acessado neste link: https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2022-05/Plano%20de%….
Interessados podem se inscrever através do formulário do link a seguir: https://formularios.guarulhos.sp.gov.br/pt-br/form/projeto-clima-acao-j…
O programa oferece microfinanciamento de até R$ 27 mil para projetos de ação climática liderados por jovens de 15 a 24 anos, com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e ampliar soluções sustentáveis nos territórios periféricos e vulneráveis da cidade.
Após o sucesso da primeira etapa em 2024, Guarulhos foi selecionada entre as cidades destaque globalmente e passou a integrar a nova fase com o dobro de recursos internacionais, reafirmando o compromisso do município com a agenda climática e a juventude.
Quem pode participar?
Grupos de jovens com idade entre 15 e 24 anos, com no mínimo 3 integrantes, com ou sem vínculo com organizações da sociedade civil. O coordenador do projeto deve ter entre 18 e 24 anos.
O que o grupo precisa apresentar?
Formulário do Projeto (Anexo I)
Ficha Técnica do Grupo (Anexo II)
Autorização para participação de adolescentes (se houver)
Documentos da organização responsável (caso aplicável)
Quais os temas dos projetos?
Os projetos devem se alinhar a um ou mais dos seguintes eixos:
– Segurança hídrica
– Infraestrutura verde
– Qualidade do ar
– Resíduos sólidos
– Ondas de calor
– Inovação e tecnologia para resiliência
A instituição
A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades de 150 países para garantir melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: artes, educação, meio ambiente, inovação governamental e saúde pública. Mais informações podem ser obtidas em https://www.bloomberg.org/.