Nossas mais velhas, encantadas, benzedeiras, rezadeiras, meninas e mulheres que dão continuidade aos saberes são as personagens de “Bença, vó!”, curta-metragem da multiartista guarulhense Elizabeth Regina, em exibição no dia 30 de maio, sexta-feira, às 19h, no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. A classificação é livre e a entrada, gratuita.
A abertura do evento de lançamento conta com pocket show de Coco de Muié, coletivo de samba de coco que promete um encontro de música e tradição no qual pulsam memória e ancestralidade.
“Bença, vó!” é uma lembrança especial de Maria Severina, avó materna de Elizabeth Regina, inspiração primeira de sua trajetória de afeto, saber e preservação da memória. Originado do projeto Benzedura: Raízes y Identidades, o filme é resultado de um processo de mapeamento e descoberta das benzedeiras de Guarulhos, cujo objetivo é celebrar a memória viva dessas práticas ancestrais.
O filme reúne a força e a diversidade de seis mulheres de caminhos distintos, Maria do Carmo, moradora do Jardim Presidente Dutra, Ynayá Pankararu e Simone Pankararu, indígenas da Aldeia Multiétnica Filhos Desta Terra, localizada no Cabuçu, Margarida de Oliveira Bernardes, moradora do Bonsucesso, a Iyalorixá Mãe Cláudia de Oyá, do Ilê Alaketu Asé Ifá Omo Oyá, no bairro dos Pimentas, Mãe Arlete D’Oxum, da Tenda de Umbanda Aldeia da Fé Caboclo Bibiano, e Vó Nazaré, moradora do bairro São João.
O projeto Benzedura: Raízes y Identidades foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos – Funcultura, destinado ao fomento do setor cultural.
O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, nº3, no Jardim Tranquilidade – Guarulhos/SP.
Ficha Técnica
Direção: Elizabeth Regina
Assistente de Direção: Marcos Campos
Direção de fotografia: Janaina Reis
Assistentes de câmera: Emanuel Tiago e Rafael Vieira
Captação de áudio: Renato Queiroz
Direção de arte: Marcos Campos
Figurino: Joyce Lima
Stylist: Elizabeth Regina
Maquiagem e cabelo: Increspo – Keyla Carolyne
Produção executiva: Keyla Carolyne
Assistentes de produção: Arthur Olly e Jhow Cailloux
Montagem: Marcos Campos
Entrevistadas: Ana Paula Pankararu (Ynayá), Iyalorixá Mãe Claudia de Oya, Mãe Arlete D’Oxum, Margarida de Oliveira Bernardes
Maria do Carmo Alves
Simone Pankararu (Jaciara)
Atrizes: Ariana Marabô, Cellia Nascimento, Keyla Carolyne, Monique Rosa
Atrizes Mirins: Lorena Ferreira, Maia Felix, Makeda da Paz, Maria Lua
*Trilha sonora, direção criativa e vocal: Baobá Orin
Estúdio Musical 99 André Gabbay
Produção musical: Matheus Sol
Vozes: Coco de Muié
Mídias: Elizabeth Regina