Prefeitura realiza capacitação em saúde e segurança alimentar para restaurantes do Aeroporto


A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta segunda-feira (9) uma série de palestras voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A ação, que durou das 9h às 17h, contou com a participação de cerca de 80 profissionais que atuam em restaurantes e estabelecimentos de alimentação do terminal, abordando boas práticas de manipulação de alimentos e estratégias para prevenção de acidentes com animais peçonhentos e controle de pragas.

Com o objetivo de fortalecer as medidas de segurança sanitária e garantir a qualidade dos serviços oferecidos aos milhões de passageiros que circulam pelo aeroporto, a iniciativa contou com palestras da nutricionista Fernanda Medeiros, da Vigilância Sanitária municipal, e da médica veterinária Paula Spina, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Durante a palestra sobre manipulação de alimentos, Fernanda Medeiros abordou conhecimentos voltados à prevenção de doenças, garantindo a segurança e a saúde dos consumidores por meio de procedimentos adequados durante toda a cadeia de transporte, produção, armazenamento e serviço dos alimentos.

Já a veterinária Paula Spina alertou para os riscos da presença de animais peçonhentos e sinantrópicos, como escorpiões, aranhas, ratos, baratas e moscas, em ambientes que lidam com alimentação. Foram discutidos temas como identificação das espécies mais comuns, manejo correto de resíduos, estratégias de controle, medidas preventivas específicas para cozinhas e áreas de serviço de alimentos, legislação e normas de controle, além de orientações para agir em caso de acidentes.

A ação integra os esforços contínuos da Secretaria da Saúde para promover ambientes mais seguros e saudáveis na cidade. “Nosso objetivo é apoiar os profissionais com informações práticas e atualizadas, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos em locais de grande circulação, como o aeroporto”, destacou Ana Carolina Aguiar de Carvalho, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

- PUBLICIDADE -