A Prefeitura de Guarulhos realizou uma força-tarefa para atender os moradores atingidos pelo maior temporal de 2026 no município. Equipes de zeladoria e da Defesa Civil realizam, desde o início da manhã desta segunda-feira (26), uma série de ações emergenciais para mitigar os efeitos da queda de mais de 150 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com a soma de todas as estações meteorológicas da cidade.
Nas primeiras horas do dia, equipes atuam na limpeza de vias, desassoreamento de córregos, limpeza de bueiros e desobstrução de bocas de lobo, trabalho que é executado diariamente pelas oito Regionais responsáveis pela zeladoria de Guarulhos.
A Defesa Civil realiza os atendimentos necessários nos pontos de alagamento, com doação de colchões, cestas básicas e kits de higiene às pessoas desalojadas. A pasta monitora constantemente a situação meteorológica na cidade e se prepara para fortes precipitações durante a semana.
Desde o início da gestão, a Prefeitura prioriza o combate às enchentes em Guarulhos com entregas e serviços diários de zeladoria. Na última semana, foi inaugurada a obra do córrego Panambi, beneficiando a população de Cumbica e dos bairros vizinhos. A Prefeitura também avança nas obras de canalização do córrego Cocho Velho e do rio Baquirivu-Guaçu, dentro do programa Novo Baquirivu.
O trabalho da Prefeitura também depende da população, que precisa fazer a sua parte não jogando lixo, entulho e outros materiais nos córregos, e denunciando quem suja a cidade e prejudica todos os guarulhenses.
















