Nos dias 20 e 21 de outubro, a Universidade Guarulhos (UNG), em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza a 16ª edição do Odonto Futuro. A iniciativa é promovida pelo Programa de Mestrado em Ortodontia da Instituição e é voltada à atualização de cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal da rede pública da cidade.
Com programação gratuita, o encontro reúne professores da graduação e pós-graduação stricto sensu em Odontologia da UNG para discutir diversos temas de relevância para a prática odontológica. As atividades são realizadas das 8h30 às 17h, na sala 407 do Prédio D.
De acordo com a organizadora do evento e professora do Mestrado em Ortodontia, Dra. Mayara Patel, o planejamento deste ano buscou contemplar diferentes áreas da Odontologia, com assuntos voltados tanto ao público infantil quanto ao adulto. “Entre os destaques está a abordagem ortodôntica de pacientes respiradores bucais, condição que pode estar associada a alterações na arcada dentária, nos ossos da face e na musculatura orofacial”, destaca.
O primeiro dia começa com a palestra “Odontopediatria na prática”, ministrada pelo professor-doutor, Carlos Felipe Bonacina. À tarde, o tema a ser apresentado é “Lesões bucais”, com o professor-doutor, Eduardo Rada Mohamed Saleh.
Já no segundo dia, os profissionais da área de Odontologia participam da palestra “Abordagem ortodôntica no respirador bucal: por onde começar?”, apresentada pela professora-doutoura, Silvia Negrisoli. No período da tarde, o professor-doutor Diego Gomes Vilela ministra a palestra “Urgência odontológica”. Para finalizar o evento, o tema abordado é “Traumas dentários”, com a professora-doutora Larissa Rebelato Rodrigues Barbosa.
Segundo a coordenadora do Mestrado em Ortodontia da UNG, Ana Carla Nahas, a edição 2026 do Odonto Futuro foi pensada com foco nos principais assuntos que podem colaborar para a atualização dos profissionais em Odontologia. “Serão dois encontros com temas importantes para a capacitação e atualização dos odontologistas da rede municipal. Além disso, a programação também foi programada para acontecer na semana do dia 25 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista”, destaca.
O Odonto Futuro acontece no campus Centro da Universidade Guarulhos, localizado na Praça Tereza Cristina, 88. Os interessados em participar devem fazer inscrição por meio do link disponibilizado na conta oficial da UNG no Instagram (@ung_guarulhos).



























