Prefeitura leva pessoas com deficiência para sessão gratuita de cinema no CineSesc

Divulgação /PMG

Uma turma de 20 pessoas com deficiências visual, física, intelectual e autismo participou nesta segunda-feira (26) de uma sessão gratuita de cinema acessível com audiodescrição e legendas do filme brasileiro “O agente secreto”, no CineSesc, em São Paulo. A ação da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com o Sesc São Paulo, disponibilizou transporte gratuito tanto na ida como na volta, a partir da sede da pasta, no Macedo.

Garantir o acesso à cultura é garantir cidadania, segundo a subsecretária Mayara Maia. De acordo com ela, essa ação reforça o compromisso da Prefeitura de Guarulhos com a inclusão das pessoas com deficiência, promovendo convivência, participação social e o direito de ocupar os espaços culturais.

Os assistidos pela subsecretaria aprovaram a película estrelada por Wagner Moura, que conquistou quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Elenco. No trajeto de volta à Guarulhos, o grupo comentou sobre o filme, relacionando-o com fatos da atualidade.

Moradora da Vila Galvão, a dona de casa Maria Cecília Rodrigues Martins acompanhou o filho José Antônio, de 16 anos, que possui deficiência intelectual, ao CineSesc. Ambos gostaram do filme e do passeio, avaliado pela munícipe como bom e tranquilo.

Esta foi a primeira vez que participaram do evento, que Maria Cecília viu como uma oportunidade para sair de casa com o jovem, que tem problemas de equilíbrio que dificultam sua mobilidade, prejudicando sua vida social.

O filme é dirigido por Kleber Mendonça Filho e conta também com os atores Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido, entre outros. Ambientado na década de 1970, ele narra a história de um professor universitário da área de tecnologia, viúvo, que se opôs às tentativas de um funcionário do governo de roubar sua pesquisa patenteada. O protagonista viaja ao Recife para reencontrar o filho pequeno que vive com os avós e percebe que está sendo perseguido por matadores.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos.