Abertura da Semana do Trânsito conta com oficinas técnicas e atividades externas


Guarulhos tem uma extensa programação para a Semana do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, a começar pela mensagem deste ano: “Seja você a mudança no trânsito”. A frase estará logo abaixo dos letreiros dos ônibus, para lembrar a cada cidadão que uma atitude simples muitas vezes pode ter um grande significado em um destino, como, por exemplo, parar na faixa de pedestre ou em um semáforo vermelho. É o caso de prestar mais atenção à sinalização.

 

Para esses casos, desde a abertura da Semana do Trânsito, no dia 18, os agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito estão em seis cruzamentos da cidade, aplicando a chamada “multa legal”, destinada àqueles motoristas que fazem tudo certinho, como usar o cinto de segurança, transportar crianças no banco de trás, com cadeirinha, parar antes da faixa e respeitar o pedestre. É um modo de aproximar o agente e o motorista, que normalmente só se encontram em blitze ou em acidentes.

E falando em blitz, a STT deverá visitar alguns bares para manter a consciência de jovens e adultos que frequentam esses lugares, procurando lembrá-los que direção e bebida não combinam. Será uma blitz consciente e não com o intuito de multar. Lembrando que em 2014, mesmo com as infrações, nenhum motorista foi autuado.

Durante toda a Semana do Trânsito, dez jovens vestidos de anjos estarão distribuindo panfletos informativos para os motoristas, tentando conscientizá-los sobre sua responsabilidade ao volante. Velocidade, bebida, celular, essas coisas não combinam e é necessária atenção constante para a preservação da vida. E Guarulhos tem ainda em sua programação o semáforo feliz, com um sorriso para que todos saiam e voltem contentes para a casa.

Renainf/Adamastor Centro

Nesta sexta-feira, dia 18, às 9 horas, no Adamastor Centro, haverá a abertura da Semana do Trânsito, com a presença do prefeito Sebastião Almeida e do diretor-geral do Denatran, Alberto Angerami. Estão confirmadas as presenças de 55 municípios. Haverá uma oficina técnica sobre o Renainf (Registro Nacional de Infrações) que registra multas cometidas em uma das unidades federativas diferente de onde o veículo está licenciado. Na ocasião, serão dadas orientações aos municípios que estiverem representados quanto aos procedimentos necessários para pleitear os recursos de multas Renainf.

Ou seja, quando o proprietário do veículo autuado recolhe o valor da multa no seu Estado de origem este valor não é repassado para o município onde a infração aconteceu ficando represado no DETRAN do respectivo Estado e, esta Oficina tem o objetivo de orientar os municípios na reivindicação destes valores

Fonte: www.guarulhos.sp.gov.br

- PUBLICIDADE -