Carnaval: aproveite ainda mais com uma alimentação nutritiva e refrescante

O Carnaval é um dos feriados mais esperados e as pessoas aproveitam para caírem na folia, curtirem os bloquinhos de rua, viajarem, relaxarem ou encontrarem os amigos e familiares. Geralmente neste feriado, os dias são mais quentes e os cuidados com o corpo e com a saúde pedem uma alimentação mais leve, equilibrada e refrescante. A coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Lígia Lopes Simões Baptista, dá algumas dicas para que os foliões possam aproveitar da melhor forma esse período de muito calor.

 

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É importante que as pessoas estejam atentas à hidratação, bebam bastante água e sucos naturais.

Também é preciso ter um esforço e um cuidado maior com a seleção dos alimentos – frutas, verduras e legumes assumem a liderança nesse período, justamente pela natureza fresca, alto teor de água e o melhor: baixo valor calórico, porém com alta concentração de vitaminas, minerais e fibras, que nutrem o corpo, garantem a saciedade e o controle do peso corporal.

Uma porção de hortaliças é equivalente a 15 calorias e a ingestão diária e colorida fornece ao corpo as vitaminas A, K, C e complexo B. Já uma porção de frutas possui cerca de 70 calorias e além das vitaminas e minerais, fornecem um tipo de açúcar melhor que o fornecido pelos doces em geral.

Com o intuito de estimular a população em geral a melhorar suas práticas alimentares, a Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo diário de 400 gramas desses alimentos como forma de combater o surgimento de doenças crônicas degenerativas, responsáveis por ¾ dos óbitos no mundo, que hoje atingem a população em qualquer faixa etária indiscriminadamente?, explica a professora Lígia.
Para ter uma boa alimentação é importante consumir três porções de verduras e legumes e outras três de frutas ao longo do dia. Além disso, varie ao máximo os tipos, cores e qualidade, só assim irá oferecer ao corpo tudo o que ele precisa. Uma alimentação equilibrada ainda deve conter carnes (bovina, suína aves, pescados) grelhadas, assadas ou cozidas em quantidade moderada; cereais como arroz e milho, massas e batatas sem muita gordura no preparo; feijão ou outra leguminosa de sua preferência; leites e derivados desnatados, evitar alimentos fritos e industrializados excessivos em sal, além de corantes e doces em grande quantidade.

Certamente seu corpo irá agradecer e ao final do dia não terá aquela sensação de cansaço e de alto dispêndio de energia até para a digestão das refeições?, afirma Lígia.

Fonte: Maxpress | XCOM